17.1 C
Piçarras
domingo 14 de julho de 2024


Pró-Jovem de BV será cancelado por falta de alunos

Ouça a Matéria

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens, do Governo Federal, para alunos entre 18 e 29 anos que não tenham completado o Ensino Fundamental não terá mais continuidade em 2011 nas escolas do município diante do grande número de evasão escolar registrado ao longo do curso. Apesar da alimentação e uma bolsa de R$ 100,00 mensais de incentivo dados no Pró-Jovem, o número de alunos mínimo por turma (30) terminou reduzido demais neste mês de dezembro, sendo canceladas as inscrições do próximo ano letivo.
Alunos que concluíram o curso do bairro Itajuba apresentaram aos membros da Associação Comunitária de Desenvolvimento de Itajuba (ACDI) um informe sobre parte dos problemas levantados pelos alunos que acabaram abandonando o curso.
Através de uma enquete realizada pelos alunos com 20 pessoas entre 18 e 35 anos, o principal motivo de evasão escolar é a falta de interesse (40%), em segundo lugar segue a necessidade de trabalhar (27%). Entre as respostas dadas também apareceu a dificuldade de acesso à escola.
Para a professora e coordenadora do Pró-Jovem, Adriana Cunha, a falta deste programa poderá dificultar a captação de mais alunos com mais de 18 anos que não tenham terminado o Ensino Fundamental. “Sem o Pró-Jovem ficará mais difícil a integração dos estudantes porque o Ensino Supletivo está dividido por séries. A diferença do Pró-Jovem é que integrava todos os conhecimentos e beneficiava a valorização do estudante e a autoestima, sem se sentir discriminado pela idade e o grau de conhecimento”, explicou Adriana.
O Pró-Jovem não somente tem por objetivo a conclusão do Ensino Fundamental, mas também a qualificação profissional dos alunos em especializações como Turismo junto aos trabalhos de inserção social.
Para 2012, a Secretaria Municipal de Educação poderá solicitar novamente a ativação do programa, caso atingir o mínimo de alunos.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você