21.2 C
Piçarras
quinta-feira 23 de maio de 2024


Projeto de escola de Piçarras participa de Feira Regional

Ouça a Matéria

Balneário Piçarras estará bem representada na 9ª Feira Regional de Matemática, que acontece no próximo dia 28 de setembro, na Escola Estadual Nereu Ramos, em Itajaí. Com o trabalho “Álgebra Aplicada”, os alunos da 7ª série da Escola Reunida Monteiro Lobato vão mostrar aos visitantes da feira regional como aplicaram a matemática na abertura e administração de seus negócios.
O projeto foi coordenado pelo professor de Matemática, Adriano Moser, e teve como objetivo incentivar os alunos a discutirem os ramos de negócio existentes na comunidade onde moram e aprenderem a administrar seus próprios negócios. “Queríamos que eles aplicassem no cotidiano deles as técnicas e ensinamentos que aprendiam em Matemática”, destacou o professor.
Por seis meses, os alunos escolheram uma empresa fictícia (padaria, pizzaria, mercados), criaram equipamentos com materiais reciclados, movimentaram a empresa, compraram terrenos, calcularam impostos, fizeram vendas e aplicaram as técnicas que aprendiam. Como muitas empresas, alguns grupos foram à falência, outros se deram bem. “A intenção era mesmo mostrar que a matemática é usada em muitas coisas reais do cotidiano dos alunos. Assim, muitos deles foram se interessando mais pela disciplina ou aprenderam a gostar da Matemática”, lembra o professor Adriano.
Na feira de Matemática, nem todos os 28 alunos que se envolveram no trabalho vão poder mostrar seus talentos. Dois alunos da classe foram escolhidos para explicar o projeto aos visitantes e avaliadores da feira, e os demais alunos participarão organizando o estande. A escola também fará banners para apresentar o projeto durante o evento.
A Feira Regional de Matemática é uma exposição que reúne os estudantes de vários municípios integrantes da SDR Itajaí, que apresentarão nos estandes diversas formas de aplicação da Matemática no cotidiano, fazendo uso da criatividade para melhor compreensão dos visitantes. Os dez melhores trabalhos da Feira, avaliados por uma comissão, serão classificados para a Feira Estadual de Matemática.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você