16.1 C
Piçarras
segunda-feira 20 de maio de 2024


Provas da segunda fase da Obmep serão dia 11

Ouça a Matéria

No próximo sábado, 11, cento e seis alunos de cinco Escolas de Balneário Piçarras participam da segunda fase da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As provas serão realizadas na Escola de Educação Básica Alexandre Guilherme Figueredo, às 14h30. No entanto, a direção da escola orienta os alunos para que cheguem meia hora antes.
Os alunos classificados deverão apresentar-se no Alexandre Guilherme Figueredo portando documento original de identidade (carteira de identidade ou certidão de nascimento ou carteira escolar) e o cartão informativo da OBMEP (enviado a todas as escolas via postal). “Pedimos para que os alunos cheguem com meia hora de antecedências, às 14h, solicita a diretora da escola sede das provas, Andréia Wunderlich.
A Escola Alexandre Guilherme Figueredo obteve o maior número de alunos classificados no município: 52. “Há muito tempo não tínhamos uma participação tão satisfatória”, comemora Andréia. Ela atribuiu a boa participação à vinda de um novo professor de matemática e ao estímulo dado para que os alunos participassem da Olimpíada. Também estão classificados alunos do Cief, Monteiro Lobato, Professora Felicidade Pinto Figueredo e Adolfo Antônio Cabral.
Os testes estão divididos em três níveis: nível um (estudantes do sexto ou do sétimo ano do ensino fundamental), dois (oitavo ou nono ano do ensino fundamental) e três (de qualquer série do ensino médio). Nas provas da segunda etapa, os alunos vão responder de seis a oitos testes discursivos, aplicados por fiscais em centros de ensino definidos pela coordenação da olimpíada.
As questões são dissertativas e os alunos devem explicar e exibir os cálculos, bem como o raciocínio empregado. De acordo com o regulamento da Olimpíada, os estudantes têm até três horas para responder as questões. As provas serão corrigidas, em suas regiões de origem, por comitês escolhidos pelas coordenações regionais da OBMEP. Estes comitês são compostos por professores de matemática, em sua maioria universitários, e muitos com experiência na correção de provas de Olimpíadas.
Desse grupo de estudantes, formados por alunos de todo o Brasil, sairão os 500 medalhistas de ouro, 900 de prata e 1,8 mil de bronze, além de 30 mil que receberão menção honrosa. Os vencedores serão anunciados em 26 de novembro. Na página eletrônica da Obmep, estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e diretores encontram todas as informações sobre a prova da segunda etapa. O acesso aos dados deve ser feito com o código MEC de cada escola que participa da olimpíada.
A Olimpíada é promovida pelos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação, A Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática. Entre os objetivos do concurso estão incentivar o ensino de matemática e descobrir talentos nas redes públicas. A Obmep de 2010 recebeu 19,6 milhões de inscrições de alunos de 44,7 mil escolas dos 26 estados e do Distrito Federal.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você