18.9 C
Piçarras
segunda-feira 22 de abril de 2024


Biblioteca Pública Municipal lança campanha de incentivo a leitura

Ouça a Matéria

“Quem lê sempre vai mais longe”. Esse é o slogan da recém lançada campanha de incentivo à leitura, lançada pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte (Setuce) e da Biblioteca Pública Municipal José Ferreira da Silva. A intenção da campanha é atrair mais leitores para o maior espaço literário da cidade.
As atividades foram iniciadas segunda-feira, 26, com a visita da equipe da campanha nas escolas da cidade para apresentação da biblioteca. Cartazes e panfletos confeccionados especialmente para o projeto também estão sendo distribuídos. “Queremos aumentar o número de usuários cadastrados e, consequentemente, o de leitores no município”, explica a secretária Flávia Coradini.
Durante a manhã de quarta-feira, 28, as crianças de comunidades carentes atendidas na Associação Caminhar Juntos receberam a campanha, que teve ainda apresentação dos alunos do Centro de Educação Infantil Alcina Figueredo. As visitas do projeto continuam até o fim de mês, mas a campanha com cartazes, distribuição de panfletos e divulgação em redes sociais deve ser continuada.
“A meta é ampliar em doze meses o percentual de usuários, que hoje representam apenas 0,98% da população, para no mínimo 10%”, afirma a coordenadora da campanha e chefe de Cultura Adriana de Souza. A Setuce também está recrutando voluntários e buscando patrocinadores para outras frentes do projeto: concurso literário, encontros da comunidade com autores e contação de histórias.

Estrutura ampliada
Desde outubro de 2010, a Biblioteca “José Ferreira da Silva” atende à comunidade em local exclusivo, desvinculado da rede escolar. No espaço mais amplo e acessível, são disponibilizados sem custos para a comunidade 12.949 volumes de diversos gêneros. O investimento do Governo Municipal garantiu ainda a aquisição de mobiliário, equipamentos, computadores e um local dedicado às crianças, com mobília especial e recursos lúdicos.
Para se tornar sócio da Biblioteca Pública Municipal, basta apresentar cópia de uma fatura de água, luz ou telefone, do documento de identidade e uma foto três por quatro. Os estudantes precisam levar também a declaração de frequência emitida pelas escolas e os professores, uma cópia do holerite ou declaração da escola em que trabalham.
A Biblioteca José Ferreira da Silva funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, na Rua Antônio Martinho Telles, centro. O telefone para mais informações é o 3347 1839 e o e-mail é o [email protected].
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você