24.5 C
Piçarras
terça-feira 16 de abril de 2024


Começa construção da nova creche do bairro Vila Nova

Ouça a Matéria

A nova creche do bairro Vila Nova recebeu esta semana a instalação das novas paredes do prédio, feitas de PVC. O projeto realizado pelo arquiteto Allan Sievert foi originado dos modelos de construções populares que tem tido sucesso na Venezuela. “O projeto da nova unidade de ensino aproveita o inovador sistema de paredes em concreto com revestimento de PVC, o que dá alta resistência às paredes instaladas”, informou Allan.
O investimento inicial da escola está orçado em R$ 619.370,14. A primeira creche do bairro está sendo levantada na área da Prefeitura onde estava instalada a antiga sede da associação de moradores – entidade desativada e que foi demolida pela Prefeitura.
O projeto foi oficialmente apresentado às mães da comunidade na semana passada, na abertura do programa “Prefeitura nos Bairros”, com a presença de 40 moradores e do prefeito Samir Mattar, durante a abertura do programa.
A obra terá uma área construída de 749,83m², e segundo o prefeito Samir, a intenção é ampliar esta oferta de vagas em creches com recursos do programa Salário Educação (Governo Federal) e da própria Prefeitura.
A secretária de Educação, Antonina Damásio Ramos, informou que o Centro de Educação Infantil levará o nome da saudosa professora Célia Müller Cubas, que durante anos atuou como educadora na comunidade da Vila Nova. A Câmara de Vereadores já aprovou o nome da unidade escolar.
O prefeito Samir Mattar informou que serão construídas oito salas de aula com solários (espaços externos) em cada uma delas, além de refeitório, área de serviço, cozinha, biblioteca e sala de vídeo, salas de orientação pedagógica, direção e dos professores.
Para os alunos, as salas serão divididas em jardim 1 e 2 (quatro turmas), maternal 1 e 2 (duas turmas) e berçários (duas turmas). A cada duas salas haverá um banheiro para uso destas turmas. A empresa construtora desta nova creche é a Solo Engenharia, de São Bento do Sul.
O prazo inicial para a obra foi de 90 dias, mas o secretário de Planejamento Eurides dos Santos solicitou mais 90 para finalização de área externa e aquisição de mobiliário. Antonina frisou que como os recursos são próprios, o andamento da construção é ágil.
Já o prefeito Samir destacou que neste ano, a rede municipal de ensino pretende abrir as portas não apenas desta creche, mas também da unidade do bairro São Cristóvão, em construção, a qual será chamada de creche Kauã Antony dos Santos, homenagem ao pequeno Kauã, filho do secretário Eurides, falecido neste ano.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você