23 C
Piçarras
quarta-feira 17 de abril de 2024


Escola estadual de Piçarras recolhe óleo de cozinha

Ouça a Matéria

Das panelas diretamente para o ralo da pia. Esse é, em sua maioria, o destino do óleo de cozinha utilizado para fritar nossos alimentos. Mas a destinação final já pode ser feita em outro endereço: a Rua Farmacêutico Osório Vieira, número 591, na Escola de Educação Básica Alexandre Guilherme Figueredo, que aderiu ao programa De Óleo para o Futuro.
Orientando todos os seus alunos a levarem o líquido para a escola, a direção espera despertar o estímulo à sustentabilidade nos jovens. “É uma forma de estimular a sustentabilidade nos alunos e fazer com que peguem o gosto por preservar o meio ambiente”, afirma a assessora de direção, Cláudia Vizone. Todo o óleo coletado é revertido em produtos de limpeza à escola.
Entretanto, a essência do projeto contempla toda a comunidade de Balneário Piçarras. “Estamos registrando uma boa participação dos alunos, mas toda a população pode trazer o óleo até a escola”, afirma Cláudia. A comunidade pode levar o líquido dentro de uma garrafa pet, já que o líquido é armazenado dentro do próprio recipiente, evitando a sujeira no ambiente escolar.
O produto pode ser entregue diretamente na secretaria da Escola, valorizando o projeto que é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação. O objetivo é conscientizar os alunos e a sociedade em favor do meio ambiente, favorecendo assim a exploração econômica da reciclagem dos óleos e gorduras, desde a coleta, transporte e revenda, até os processos industriais de transformação, de maneira a gerar mais emprego e renda para os catarinenses.
Quando descartado na pia, além de entupir o ralo, o óleo desce pela rede de esgotos e alcança rios ou o mar. Segundo ambientalistas, ao entrar em contato com os mananciais hídricos, o óleo cria uma camada em cima da água que impede a penetração solar, causando a morte da fauna aquática, uma vez que a oxigenação da água não é processada.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você