16.1 C
Piçarras
sábado 25 de maio de 2024


Fundema abre inscrições para oficina sobre o parque

Ouça a Matéria

A Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema) de Barra Velha abriu esta semana as inscrições gratuitas para a primeira de três oficinas que serão promovidas sobre o Parque Natural Municipal Caminho do Peabirú. O encontro acontecerá no dia 30 de abril das 8h às 13 horas e estará coordenado pela empresa OAP Consultores Associados, de Joinville, ganhadora da licitação para elaborar o Plano de Manejo do Parque.
De acordo com a diretora da Fundema, Debora Brasiliense Ferreira, o Plano serve para incluir todas as atividades que poderão ou não ser realizadas no parque, além de definir estrutura, trabalhos a serem realizados dentro do local, horário de visitas, identidade visual, e outros aspectos afins.
“A OAP vai ouvir os interessados em participar para saber a opinião da comunidade sobre quais seriam as metas do parque, que deveria ter ou poder oferecer, e assim projetar o plano. Já a Fundema é a responsável pela execução desse plano. Estamos convidado associações, entidades relacionadas à preservação ambiental, moradores, os jornais da região, Ibama e Fatma, além dos representantes dos bairros”, comentou Débora.
O local será ainda definido esta semana e os interessados poderão efetuar suas inscrições no escritório da Fundema na Avenida Paraná 288, Centro ou através do telefone 47) 3457-1184 e e-mail para [email protected]
Também será convidada a empresa Cebrace Cristais Planos, que depositou todo o dinheiro necessário para a implantação do parque como forma de compensação ambiental pela instalação da fábrica. Em 2008, a Cebrace depositou R$ 1.257.607,17 milhão para a criação do parque que possui hoje 428 hectares. Com o dinheiro foram pagas até o momento as indenizações por expropriação dos donos das terras onde estaria o parque, além de comprar uma camionete para fiscalização e fazer o cercamento da área.
 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você