21 C
Piçarras
quinta-feira 18 de abril de 2024


Gincana ambiental mobiliza escolas e comunidade

Ouça a Matéria

Começa na próxima semana uma gincana ambiental que deve unir estudantes e moradores de Balneário Piçarras. Intitulada “Revitalize nossos Rios”, o trabalho prevê ações sustentáveis, de impacto direto no cotidiano local e que integra o Programa de Drenagem Urbana Sustentável, desenvolvido pelo Governo Municipal, para reduzir o risco de enchentes na cidade.
As equipes têm até dia 13 de dezembro para cumprir uma série de tarefas que envolvem, entre outros desafios, a reciclagem de materiais e de donativos. A etapa final vai acontecer dia 13 de dezembro, no Ginásio Aurélio Solano de Macedo, quando um jogo de perguntas e respostas sobre os rios vai encerrar a disputa.
“A proposta é envolver a comunidade em torno da revitalização dos rios. Estamos desenvolvendo um trabalho sócio-ambiental junto às comunidades desde 2010 para que a população se mobilize em torno do tema” explica a secretária de Saúde, Rita de Cássia Teixeira Rangel.
O regulamento da competição determina que podem participar das equipes até 15 alunos de cada escola, cinco professores de cada unidade e mais dez membros da comunidade. A primeira bateria de provas já está disponível no edital de inscrição da gincana. Outras quatro tarefas serão entregues no ato de inscrição.Já estão confirmadas na competição as quatro escolas municipais.
A premiação da Gincana Ambiental “Revitalize nossos Rios” vai contemplar as três equipes melhor classificadas na pontuação geral das tarefas mais a nota de melhor torcida. Parte dos prêmios já está confirmada: dois televisores e duas câmeras fotográficas digitais.
 

TAREFA 01
Criar o nome e o grito de guerra da equipe, com base no tema da Gincana.

TAREFA 02
Cada equipe deverá arrecadar o maior número possível de garrafas plásticas do tipo pet com capacidade igual ou superior a 1,5 litros (um litro e meio). As embalagens precisam estar vazias, limpas e sem rótulos.

TAREFA 3
Armazenar em garrafa PET (2l, 1l ou 500ml) a maior quantidade possível de óleo vegetal de cozinha usado.

TAREFA 04
Cada equipe deverá juntar e arrecadar o maior número embalagens plásticas ( exemplo: detergente, amaciante, tampa de garrafas pet, sacos plásticos, garrafa de álcool, iogurte…)

TAREFA 05
Arrecadar o maior número possível de brinquedos NOVOS para serem distribuídos nos Centros de Educação Infantil e séries inicias do ensino fundamental das escolas da rede pública de ensino.
 

Foto por: Divulgação

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você