14 C
Piçarras
quarta-feira 29 de maio de 2024


Jovem de BV publica livro ?Garota em Sonho?

Ouça a Matéria

Barra Velha já conta com mais um talento literário juvenil. Aos 15 anos, Helena Liebl acaba de concluir seu primeiro livro. A estudante de Balneário Piçarras e que mora em Itajuba mostra que a orientação segura recebida da mãe, Cleonice, professora de Língua Portuguesa, serviu para nortear seu talento e sua criatividade. Com 369 páginas, o romance “Garota em Sonho” traça um pouco do próprio universo juvenil de Helena, mas também retrata dramas da protagonista Sophie, sua aversão à política e situações familiares.
Segundo a autora, seu interesse pela literatura começa exatamente no momento em que ela aprende a ler. Inicialmente, escreveu letras de músicas e poesias, em casa, com o apoio da mãe, que leciona na Escola de Educação Básica David Pedro Espindola, no bairro São Cristóvão. Após esboçar essas poesias e músicas, veio o estímulo da escola e o apoio de colegas de aula, que indicaram autores e obras. Helena é fã de Talita Rebouças e Claudia Felício, entre outras escritoras.
Com estas referências, Helena desenvolveu a obra e a postou num site de autores (o “Clube dos Autores”, que posta obras e as vende). Com apoio de um amigo, Helena conseguiu criar uma capa bonita para “Garota em Sonho”, também disponível no site. “Essa obra foi uma tarefa árdua, complicada, mas uma aventura gostosa de se fazer”, comenta a autora, em seu blog. “Mas eu adorei esta experiência. E agora que o livro já está no site para venda, não vejo a hora de terminar o próximo”, detalha.
Helena demorou nove meses para escrever o romance, leu tudo novamente, depois Cleonice o corrigiu e leu de novo, e então ela finalmente o publicou. A própria mãe frisa que inicialmente, achou que seria um impulso, uma vontade de escrever que logo iria passar. Mas ao receber as 170 páginas digitadas em Word prontas, ela ficou impressionada com o conteúdo.

A trama
O livro conta a história de Sophie, uma adolescente que odeia política e chama os filhos de políticos de “filhotes de panfletos”. Ela se muda, contra sua vontade, para uma cidade onde seus avós paternos moram. Logo que chega em Lago Velho, descobre que os pais estão se separando, o que faz com que sua mãe caia em depressão e vá embora sem dar explicações, e fazendo com que ela tenha que cuidar de seu irmão caçula.
Sophie e o irmão vão morar no apartamento do pai, que é na frente do apartamento do prefeito e do filho dele, garoto que rouba o coração de Sophie. O problema é que Eric é um “filhote de panfleto” e tem namorada, além de ser “super galinha”. Aos poucos, a vida de Sophie muda completamente, colocando uma dúvida no ar: será que tudo era como está agora, só Sophie que não enxergava, ou os obstáculos e desafios da vida é que fizeram Sophie e seus parentes mudarem?
Para descobrir, só lendo “Garota em Sonho”. Helena e Cleonice sabem da dificuldade e dos custos para a impressão de sua obra numa tiragem considerável. Mas apostam na busca de incentivos e na visibilidade que o próprio site Clube dos Autores pode dar.
 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você