24 C
Piçarras
quarta-feira 24 de abril de 2024


Projeto Escola Sustentável busca conscientização

Ouça a Matéria

Um programa educacional pioneiro está mudando a rotina do bairro Nossa Senhora da Paz, em Balneário Piçarras. Alunos, professores e pais da Escola Monteiro Lobato resolveram colocar em prática ações ambientais ensinadas em sala de aula e levam para a comunidade novas práticas de consumo mais sustentáveis. E as ações não ficam apenas no campo da conscientização.
Iniciado em março, o programa “Escola Sustentável” propõe nove ações que envolvem campanhas educativas, coleta e reaproveitamento de materiais recicláveis e óleo de cozinha e a destinação correta de pilhas e baterias.
“Uma mudança de comportamento não acontece de um dia para o outro, mas já começamos a colher resultados. Por isso, a participação de toda a comunidade é essencial. Temos muito o que caminhar, mas já demos o primeiro passo”, afirma a diretora da escola, Rosa Maria Toller Gutmann
Na segunda-feira, uma passeata pela principal rua do bairro abriu a Semana do Meio Ambiente na escola. Empunhando faixas e cartazes, os estudantes do pré-escolar ao 9º ano distribuíram mudas de árvores e convidaram aa comunidade a se engajar no programa. A diretora ressalta que a iniciativa é uma ação contínua, que faz parte do projeto político pedagógico da escola
Além da passeata pelo bairro, durante esta semana, a escola promove outras atividades relacionadas ao programa de sustentabilidade. Durante o recreio, os alunos monitores contam histórias relacionadas ao meio ambiente; nas séries finais, uma gincana mobiliza os alunos; no pré-escolar, a manutenção do jardim é a prioridade. Os estudantes também planejam um mutirão de limpeza nos arredores da escola.
O próximo desafio é dar vida ao mascote oficial do programa: o cão Zé Filé, criado pela jornalista Danielle Garcia especialmente para a campanha. As aventuras do cachorro que defende a reciclagem e o meio ambiente, vão se transformar em uma história em quadrinhos, desenhada pelos alunos.

 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você