No próximo dia 5 de maio será iniciada a 14ª edição da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Até o dia 25, pessoas, entre idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, profissionais de saúde e indígenas devem ser imunizados. Em Balneário Piçarras a meta é ultrapassar 2.536 doses.
A campanha começa pelo ‘Dia D’, quando todas as unidades de saúde da cidade irão oferecer a dose, das 8h às 17h – com exceção do Posto de Saúde de Morro Alto. O Núcleo de Atendimento a Saúde da Família (Nasf) também estará funcionando. “Nossa intenção é, novamente, ultrapassar os 100%”, afirma a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica, Alessandra Reckziegel.
A expectativa é baseada nos dados fornecidos pela Secretaria de Estado. Os números estipulam uma meta de vacinação com base em dados de 2009 e que, provavelmente, estão desatualizados. Todavia, a meta dada pelo Ministério da Saúde é de vacinar ao menos 80% da população alvo da campanha.
A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). A vacina se destina a proteger os públicos mais vulneráveis, para evitar a forma mais grave e os óbitos. Após o dia 25, pessoas com indicações médicas especiais, como diabéticos e cardíacos, também serão vacinados.
Como a vacina deste ano tem a mesma composição da distribuída no ano passado, pais e responsáveis devem estar atentos para a vacinação de crianças de seis meses e dois anos de idade. As que tomaram a vacina no ano passado devem tomar apenas uma dose neste ano. Já as que se vacinarão pela primeira vez precisam receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.
Em 2011, quando foram incluídos gestantes, crianças e indígenas no público-alvo, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 – foram 53 óbitos, contra 148 no ano anterior. Já o número de casos graves notificados teve redução de 44% – de 9.383 para 5.230. A campanha imunizou 25,134 milhões de pessoas – 84,1% do público total de 29,918 milhões.
Em Luís Alves, meta é vacinar 1335 pessoas
A Secretaria da Saúde de Luís Alves integrará, de 5 a 25 de maio, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. No próximo sábado, dia 5, todas as unidades de saúde do município estarão vacinando, das 8 às 17 horas. Nos outros dias, estarão abertas durante o expediente normal.
A meta do município é vacinar 1335 pesoas .De acordo com a gerente de vacinaçãoestadual, Luciana Amorim, a realização da campanha ao longo dos anos contribuiu para a prevenção da gripe, bem como apresentou um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade e dos gastos com medicamentos para tratar das infecções secundárias. “O esforço nas ações de mobilização e o compromisso dos gestores em saúde estão expressos na adesão progressiva da população à campanha, reduzindo assim os problemas com a Influenza e suas complicações”, comenta.
REAÇÕES
A vacina não é recomendável para quem tem alergia à proteína do ovo – usada na sua fabricação – ou para quem teve reações adversas a doses anteriores. Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, é aconselhável a busca de avaliação médica. Quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a dose para realizar a doação.
A Organização Mundial da Saúde estima que existe no mundo cerca de 1,2 bilhão de pessoas com risco elevado de contrair gripe com complicações, sendo 385 milhões de idosos acima de 65 anos de idade, 140 milhões de crianças, e 700 milhões de crianças e adultos com doenças crônicas. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e 39% a 75% a mortalidade global. Entre os residentes em lares de idosos, a vacinação pode diminuir em 60% o risco de pneumonia e em cerca de 50% a 68% o risco global de hospitalização, respectivamente.





