A professora Maria de Fátima Tonin Lunardi Correa, orientadora pedagógica da Escola Monteiro Lobato, de Balneário Piçarras, foi uma das professoras pesquisadores de Santa Catarina selecionadas para apresentar trabalho no ‘Seminário de Literatura Infantil e Juvenil: Letramento Literário e Diversidade’. O encontro aconteceu esta semana na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. O evento segue até amanhã, domingo, 15 de abril.
Voltado para professores, acadêmicos de Letras, Pedagogia e Biblioteconomia e pesquisadores da área, o seminário teve o propósito de congregar pesquisadores envolvidos no estudo da leitura e da formação do leitor de literatura infantil e juvenil no nosso estado e no país.
A professora Fátima Lunardi Correa apresentou o trabalho “A formação de leitores no Século XXI e os autores catarinenses de literatura infantil”, cuja temática de leitura e formação de mediadores foi desenvolvida com alunos e professores do 5º Ano do Ensino Fundamental da escola e resultou no blog literário www.lecontaencanta.blogspot.com. “Pensar num país de leitores é um desafio a toda a sociedade brasileira, principalmente quando pensamos que a leitura até bem pouco tempo era pensada apenas na forma impressa e hoje concorre com tantos atrativos eletrônicos e digitais”, destacou a professora.
O projeto apresentado pela professora na capital pensou em aliar a formação de leitores em meio impresso e digital, pelo viés da contação de histórias oral e digital e valorizando os autores catarinenses. “Com este trabalho percebemos o quanto é necessário investir em formação de leitores e também o infindável número de obras de literatura infantil catarinense que temos e o quanto é necessário de que haja investimentos na valorização das mesmas e quantas lacunas encontramos também nesta literatura”, avaliou a professora.” Partindo deste princípio o coordenador pedagógico deverá sugerir, proporcionar condições e propiciar situações para que os professores, trabalhem na perspectiva da formação de leitores, contando histórias aos seus alunos, lendo e disponibilizando obras para a leitura e manuseio de livros em via impressa ou digital, principalmente de literatura catarinense”, finalizou.
O Seminário na UFSC contou ainda com várias atividades com pesquisadores, autores da literatura infantil e professores de várias partes do país. Foram três dias de atividades com palestras, mesas-redondas, minicursos, comunicações e pôsteres, além de várias atividades culturais, como bate-papo com escritores da literatura infantil catarinense, contação de histórias e lançamento de livros.
Professora de Piçarras apresenta trabalho na capital





