14.5 C
Piçarras
sexta-feira 26 de junho de 2026

Escola de Piçarras inicia Coleta Seletiva de Lixo

Ouça a Matéria

Moradores do bairro Nossa Senhora da Paz e de outros bairros de Balneário Piçarrasque costumam separam seu lixo reciclável já tem onde deixar o material separado. A Escola Monteiro Lobato já iniciou a Campanha de Coleta Seletiva 2013, em parceria com empresa de reciclagem da cidade, Recipi. Os materiais que estão sendo coletados são papel, latas de alumínio e plásticos. A empresa receberá qualquer tipo de papel e papelão. Os plásticos de embalagens como amaciante, detergente, água sanitária, de embalagens transparentes e brancos e garrafas pet também serão coletadas semanalmente na escola. Com a coleta, a escola estende seu projeto de conscientização para fora da escola. “Desta forma estamos contribuindo ainda mais com o meio ambiente, impedindo que matéria prima seja jogada no lixo”, destacou a professora Aline Taques, coordenadora do Projeto Escola Sustentável neste ano.

O óleo usado também é recebido na escola para virar sabão e detergente, mas a coleta será feita aos poucos, por falta de local para armazenar  o produto. A venda desses produtos também acontece no posto de coleta do projeto, sendo que os valores arrecadados são destinados para a manutenção do mesmo. Segundo a professora Aline, a  Campanha da Terracycle já está a acontecendo, com a coleta de embalagens de salgadinho e suco em pó. Ainda no primeiro semestre, a escola deve iniciar também outras campanhas da Terracycle, da Faber Castell (resíduos de lápis, lapiseira, borracha, canetinha), produtos de higiene (embalagens dos xampu, condicionador, cremes, perfumes, maquiagens), embalagens dos congelados (pizza, lazanha), entre outras campanha de recicláveis. “Estamos nos organizando para fazer um bom trabalho de coleta, sem prejudicar a escola com o armazenamento. Como nesses dois anos primeiros do projeto, vamos orientar alunos e pais e fazer um bonito trabalho em prol da qualidade  de vida da comunidade”, destacou a professora coordenadora.

Segundo a diretora da escola e  criadora do projeto, Luciana Suzin,  além de mobilizar a comunidade escolar para ações que preservem o meio ambiente, o Projeto Escola Sustentável da Escola Monteiro  Lobato tem o objetivo de dar maior  importância na redução do lixo que se produz e sua consequência  para a saúde e meio ambiente, além de sensibilizar a  comunidade escolar para uma conscientização na preservação ambiental.

 

Gincana e monitoramento do recreio também fazem parte do projeto da escola 

A coordenadora do Projeto Escola Sustentável também já organizou a participação dos alunos na “Gincana Escola Sustentável”. Todos os alunos dos sextos anos até as oitavas séries da Escola Monteiro Lobato participam da gincana que funciona com várias regras. Cada turma formará uma equipe (todos os alunos da turma podem participar) que terá um nome referente ao projeto. As provas deverão ser cumpridas dentro dos critérios, dias e horários estabelecidos no cronograma, para serem pontuadas. As tarefas estarão disponíveis no mural de entrada da escola a partir da data do encerramento das inscrições.

 Segundo a professora Aline Taques, as tarefas serão divididas em fases. Na primeira fase, as provas serão “Sala limpa e livre  de resíduos”, ou seja, as turmas/equipes devem manter a sala limpa, produzir o mínimo possível de lixo (resíduos sólidos), o mínimo possível de barulho, manter a disciplina, o respeito e a participação durante as aulas. Na segunda fase, o desafio é a “coleta de resíduos sólidos”.

Nesta fase, as turmas irão coletar e trazer para escola, nos dias determinados, resíduos sólidos (lixo) como lixo eletrônico, vidros de conserva, lacre da latinha de alumínio. Na terceira fase, é a vez do teste de conhecimento, com questões serão sobre a preservação do meio ambiente, coleta seletiva e reciclagem. Na quarta fase, o desafio é a “gincana olímpica”, com provas que serão desenvolvidas com auxílio dos professores de Educação Física, entre elas corrida do ovo na colher, bala na farinha, carrinho de mão, dança da cadeira, corrida com bambolês, produção de brinquedos/roupas/objetos com resíduos sólidos e apresentação da produção com os resíduos sólidos.

 

RECREIO MONITORADO

Nesta atividade do Projeto, são formados grupos de alunos do sexto ano até a oitava série que têm interesse em monitorar os recreios no contraturno escolar. Esses alunos recebem formação inicial de como proceder e dar orientações adequadas aos alunos sobre as lixeiras corretas para jogarem seu lixo e atitudes sustentáveis. Além disso, é realizado um trabalho de fiscalização, onde os alunos que agem de maneira inadequada são advertidos e orientados quanto às atitudes corretas. O monitoramento valoriza, assim, o voluntariado dos alunos, o compromisso como projeto na escola e a responsabilidade do aluno.

 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você