A Secretaria de Educação de Balneário Piçarras divulgou, na última semana, o resultado do Teste de Aceitabilidade da Alimentação Escolar nas escolas da Rede Municipal de Ensino. Aplicado junto aos estudantes nos meses de junho e novembro, o teste apresentou resultado de 89% de aprovação.
“Com estes números pudemos avaliar o nível de satisfação dos alunos com os cardápios propostos, dentro da legislação do PNAE, e identificar pontos para ajustes e melhorias”, afirma a nutricionista da Secretaria de Educação, Sylvia Mariah Lehmkuhl. O resultado mostra ainda um aumento da satisfação dos alunos quanto a merenda escolar.
Em 2008 e 2012 foram aplicados este mesmo teste e os resultados apontaram uma aprovação de 67,5% e 79,3%, respectivamente. Neste ano, 625 alunos participaram do teste, deles 507 aprovaram a merenda servida. Nas escolas do município a aprovação foi de 94% no São Brás, 92% na Felicidade, 91% Monteiro, 87% CIEF e 85% Francisca.
Para a secretária de Educação, Laureci Bernadete Schneider Pereira, um dos motivos da maior satisfação dos alunos é o aumento no incentivo financeiro do município. No teste de 2012 o investimento era de aproximadamente R$ 179 por aluno. Hoje, mesmo com o dobro de matrículas, esse investimento chega a R$ 240. “Hoje a alimentação é mais difundida, mais nutritiva e com maior repasse do governo”.
O teste foi aplicado em alunos do 2º ao 9º ano, nas cinco escolas municipais de Balneário Piçarras. O instrumento utilizado foi a Escala Hedônica lúdica, o qual são disponibilizados rostos com expressões de gostei, não gostei e indiferente. Os alunos então escolheram a expressão que melhor representa sua sensação com relação a merenda escolar. O teste também solicitava a opinião dos alunos do que eles mais gostam e o que menos gostam.





