7.8 C
Piçarras
quinta-feira 25 de junho de 2026

Escola Monteiro Lobato chega a última fase da Olimpíada Nacional em História

Ouça a Matéria

A equipe de estudantes da Escola Municipal Monteiro Lobato, que participa da 12ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) chegou a última fase da competição – um feito inédito para a educação municipal. A sexta etapa da competição foi disputada ao longo da última semana e a pré-classificação final deve sair nesta segunda-feira, 2.

“A partir dela (última fase) eles escolhem as equipes que serão medalhistas. A pré-classificação para as medalhas sai na segunda e o resultado final das medalhas é só final de novembro”, detalhou o professor de História, Luan Daniel Sehn. Ele coordena o time, que foi batizado de equipe Historiador Monteiro Lobato.

A equipe é formada pelas alunas do 9ª ano da escola, Karina Meireles, Leandra Ladewig, Yzabelly Gundim da Silva, todas de 14 anos. A 6ª fase teve início no sábado (24) com a participação de 2.136 equipes de todos os estados brasileiros. Realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a competição conta com seis fases e teve início com um total de 17,4 mil grupos inscritos.

Nesta última etapa, todos os grupos corrigirão os trabalhos de outras equipes, como é chamada a “correção por pares”. Paralelamente, será feita a verificação da “qualidade da correção” pela banca da ONHB. A partir daí, serão classificadas no mínimo 400 equipes. As tarefas dos finalistas serão corrigidas por uma banca da Comissão Organizadora (composta por elaboradores da prova) e, a partir dessa correção, gerada a lista de medalhistas.

Segundo o professor, ao longo de cada fase os desafios foram ficando mais difíceis. Em uma delas, a tarefa foi identificar de quais séculos eram as fontes históricas pesquisadas. “As questões da olimpíada são bastante complexas, necessitando bastante pesquisa e amparo em outros materiais científicos”, destaca o professor.

A disputa, reconhecida pelo grau elevado de dificuldade, reúne estudantes dos ensinos fundamental e médio. A equipe piçarrense comemora a classificação justamente porque normalmente só alunos de escolas particulares ou federais chegam às fases finais ou são medalhistas. O bom desempenho é atribuído aos estudos preparatórios, que tiveram de ocorrer entre professor e alunas de forma on-line, por conta da pandemia.

O anúncio dos medalhistas, realizado tradicionalmente em uma grande final em Campinas-SP, será feito por meio de um vídeo publicado nas redes sociais. Haverá, no mínimo, 400 equipes finalistas – o dobro dos anos anteriores -, com distribuição de 20 medalhas de ouro, 30 de prata e 40 de bronze. As medalhas e brindes serão enviados às escolas. Independentemente do resultado, a direção da escola enaltece a performance.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos até aqui. Estamos competindo com as melhores escolas do Brasil e provando que somos capazes. Essa já é uma Vitória.  O que temos visto é que os investimentos em Educação por parte do município têm trazido ótimos resultados, inclusive em elevação do Ideb, que nas séries finais em nossa escola, estamos com nota 6,1, acima da média. O trabalho do professor Luan junto as nossas alunas do 9º ano é de destaque, pois Luan é um jovem professor muito promissor, que se dedica ao seu trabalho e ama a profissão que escolheu e isso faz toda a diferença! As alunas que aceitaram participar das Olimpíadas se destacam na escola por seu desempenho também. São ótimas alunas. Todos estão de parabéns”, parabenizou a diretora da escola, Luciana Suzin.

 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você