Por meio de nota oficial, a Secretaria de Educação de Balneário Piçarras confirmou que “a volta às aulas na rede municipal de ensino ocorrerá em 18 de fevereiro e foi definida em reunião do Conselho Municipal de Educação”, realizada na manhã de sexta-feira, 22. Os professores retornam no dia 3 de fevereiro e vão permanecer em Curso de Formação Continuada até 5 de fevereiro.
“Os pais vão decidir se os filhos retornam ou não. Assim que ele escolhe, assina um termo de responsabilidade. Deve-se retomar com no mínimo 30% dos alunos no modo presencial. Pelo nosso nível de capacidade, vamos voltar com aproximadamente 50%”, afirmou a secretária de Educação, Blaise Keniel da Cruz Duarte, em nota oficial enviada à imprensa.
A Secretaria de Educação está mapeando a capacidade das salas de aula “e somente depois verificar a quantidade de alunos que devem estar em sala de aula. A ocupação e revezamento necessários irão variar de acordo com os planos de contingência de cada unidade de ensino”. Contudo, antecipa que o retorno
Ao longo da última semana, a Secretaria de Educação realizou uma pesquisa on-line, onde questionou pais e responsáveis sobre o retorno das aulas presenciais. Ao todo, foram recebidas 2.218 respostas, as quais 72% (1.608) autorizam o retorno e 28% (610) desautorizam. A reportagem fez contato com a Secretaria na quarta-feira, 20, não obteve retorno.
“A partir de agora, a Secretaria de Educação entrará em contato via telefone com as famílias que não responderam a pesquisa online. Em 2020, haviam 6.363 alunos matriculados na rede municipal, dos quais 34,85% já tiveram os dados coletados pela pesquisa, informou a Secretaria de Educação, na nota oficial.
A secretária de Educação, Blaise Keniel da Cruz Duarte, disse na nota oficial da Secretaria que “estamos muito preocupados, desde que iniciamos o trabalho, em fazermos a organização do retorno com segurança, fazendo reuniões com a Amfri, Fecam e Secretaria do Estado de Educação. Todas as nossas decisões são tomadas de forma coletiva, com amparo de todos esses órgãos para começarmos as aulas com a maior segurança possível”, destaca a
O planejamento educacional do ano deve ocorrer entre 8 e 12 de fevereiro. A decisão acompanha o calendário da Secretaria de Estado da Educação e foi tomada em conjunto com a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) e Federação Catarinense dos Municípios (Fecam).
Todas as medidas de segurança e prevenção do contágio da Covid-19 vão ao encontro com os planos de contingência homologados de cada escola da rede municipal.





