7.8 C
Piçarras
quarta-feira 24 de junho de 2026

Nós precisaremos fazer rodízio, afirma secretária de Educação de Penha

Ouça a Matéria

A Secretaria de Educação de Penha (Seduc) confirmou o recomeço do ano letivo municipal para o próximo dia 18 de fevereiro. Ainda sem um regramento totalmente definido, o setor também lançou uma pesquisa virtual para colher opiniões dos responsáveis pelos alunos, com foco em – justamente – tomar as decisões finais para um retorno gradual. A Seduc, contudo, adiantou que um sistema de rodízio deverá ser implantando. “Nós precisaremos fazer rodízio. Isso é fato”, adiantou a secretária.

“A Seduc está realizando uma pesquisa online direcionada aos pais e responsáveis para coletar dedos e definir a quantidade de alunos que irão retornar no modo presencial. Esta pesquisa é fundamental para a organização estrutural, garantir a segurança e o ensino aprendizagem.  Estamos trabalhando incansavelmente para seguir os protocolos de segurança exigidos pela Organização Mundial de Saúde”, detalhou a secretária e vice-prefeita, Maria Juraci Alexandrino.

Por conta da pandemia de Covid-19, que em Penha já acometeu mais de 2.700 pessoas e ceifou a vida de outras 42, a Seduc aplica a pesquisa para justamente adequar a situação educacional de alunos que forem dos grupos de risco. “O processo educativo será diferenciado, com possibilidade de atendimento online para os alunos que fazem parte do grupo de risco”, adiantou Juraci.

A secretária de Educação, adiantou que no sistema presencial, a Seduc deverá adotar o sistema de rodízio – situação que será confirmada ao término da pesquisa online. “No atendimento presencial, haverá alternância de grupos na turma em que o aluno está matriculado, atendendo as normas sanitárias, com o distanciamento mínimo de 1, 5m no espaço escolar”, reforçou Juraci. “Para contemplar todos os alunos matriculados, nós precisaremos fazer rodízio. Isso é fato. Todos os municípios farão isso”, completou.

O mesmo esquema será adotado na Educação Infantil, que não terá o sistema de ensino integral de imediato. “Será quatro horas e também com rodízio. Com toda a as exigências dos protocolos sanitários”, assegurou Juraci. As plantas arquitetônicas das unidades também estão sendo estudas para adequação do número de alunos em sala.

A secretária pontuou que a Seduc vai aplicar o retorno das aulas presenciais com base no Plano Municipal de Contingência, para que o processo seja seguro para profissionais e alunos. “Existe toda uma preocupação e a nossa responsabilidade. Nós vamos voltar gradativamente, parcialmente para trazer segurança aos pais, alunos e professores”, reforçou. Os pais, por sua vez, têm a liberdade de escolha das aulas presenciais ou remotas.

Foto por: Victor Miranda | CVP

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você