17.1 C
Piçarras
quarta-feira 17 de julho de 2024


Projeto educacional resulta em obra de arte no muro da EEB Manoel Henrique de Assis

Ouça a Matéria

Quem passou em frente à Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis, em Penha, deve ter percebido a nova pintura que enriquece seu muro frontal. Ela é fruto de um trabalho pedagógico iniciado em um período de aulas remotas e que envolveu alunos de todas as classes num concurso de frases – que inspiraram a professora e artista visual, Vanessa Matte Malllmann, a transpor a mágica evolução do conhecimento educacional.

“As pinturas foram feitas de acordo com as frases criadas pelos alunos, elas foram inspiração para os desenhos e os desenhos as representam. A ideia foi trazer um pouco do que os alunos quiseram representar na frase, mas de uma forma lúdica e que representasse um pouco dessa viagem que é nossa vida na fase escolar. Os desenhos trazem a ideia de três ‘universos’, em sequência: o espaço, a terra e o mar, para trazer a ideia de que na escola perpassamos por todas as ‘dimensões’ do conhecimento e exploramos todos os espaços e ambientes imagináveis e subjetivos possíveis”, detalhou Vanessa.

Ela, que é a professora da disciplina de Arte, na Manoel Henrique de Assis, pontuou que um concurso de frases “foi feito com todas as turmas da escola. Desde os pequenos do sexto ano até o terceiro ano do ensino médio. O projeto foi dividido em duas categorias: Ensino Fundamental (1 frase escolhida) e Ensino Médio (3 frases escolhidas – por conta da quantidade de turmas, achamos justo escolher mais de uma)”.  A temática apresentada foi de que os alunos deveriam pensar “em frases que expressassem seu pensamento e suas emoções em relação ao ambiente escolar que frequentam todos os dias”, acrescenta a professora.

Com as inspirações postas no papel, houve uma seleção das mais criativas. “Por meio de critérios já pré elencados, e por meio de avaliação individual da professora de Língua Portuguesa da escola Lourdes Cerdeira Neto. Após essa avaliação da professora de português, as frases escolhidas foram votadas por todo o corpo docente da escola, que escolheu as que melhor representavam nossa querida Manoel Henrique de Assis.

O projeto surgiu junto com a pintura da escola, no início do ano de 2021. A escola entrou em parceria com a empresa Vetter Empreendimentos, que forneceu toda a pintura do prédio. “Nisso, abriu-se a possibilidade de reformar também o muro na frente da escola que estava com a pintura anterior já deteriorada por ação do tempo. A pintura da escola era um pedido de anos da comunidade e com essa parceria a melhoria pode ser feita”, acrescenta Vanessa.

A artista visual, de mais de uma década, faz um convite: tire alguns minutos para apreciar a obra. “Os desenhos e as frases buscam aproximar a população da magia que é viver dentro de uma escola. A escola é um ambiente onde passamos boa parte de nossas vidas e tem coisa que a gente só vive aqui dentro. Por isso, a partir da escrita tão simbólica dos alunos, os desenhos criados passam essa mensagem da importância que é este espaço na nossa caminhada, na nossa construção como indivíduo, cidadão, ser humano. Traz a amorosidade das relações e dos afetos, do amor e do desafio de ser escola, sentir escola e viver intensamente todas as possibilidades que ela traz”, encerrou.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você