14.5 C
Piçarras
quarta-feira 24 de junho de 2026

Servidores da Educação de Itajaí entram em estado de greve

Ouça a Matéria

Em assembleia virtual realizada na noite desta terça-feira, 9 – no qual foi debatido o retorno presencial às aulas em Itajaí – os servidores públicos da área votaram pelo estado de greve. Eles afirmam que Plano Municipal de Contingência (Plancon) não está sendo seguido, aumentando ainda mais o risco de contaminação por covid-19 de toda a comunidade escolar.

“Os trabalhadores votaram pelo estado de greve, como um alerta ao governo municipal de que nessas condições podem em breve realizar uma paralisação, mantendo somente o ensino remoto”, cita nota oficial do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais da Região da Foz do Rio Itajaí (SindiFoz).

Do total, 90,9% dos servidores participantes, votaram a favor da volta às aulas presenciais somente após a vacinação de todos. Além disso, também foi colocado em votação a necessidade de vacinação dos servidores da Educação para que as aulas presenciais aconteçam de forma segura para a categoria.

“Os trabalhadores também apontam que o município ainda não definiu como funcionará a carga horária das aulas remotas, tendo em visto que os servidores também terão que trabalhar de forma presencial nas unidades escolares”, complementa o SindiFoz.

Foram citados exemplos de outros municípios do estado, como Navegantes, em que as prefeituras recuaram e decidiram adiar o retorno às aulas presenciais, mantendo apenas o ensino remoto por enquanto, tendo em vista a falta de estrutura nas unidades e de profissionais suficientes para atender a demanda estipulada pelo próprio Plancon.

“O Ministério Público do Trabalho também será acionado pelo Sindifoz com relação as irregularidades que estão sendo registradas nas unidades escolares, tendo em vista que se trata de um caso da segurança de trabalho dos servidores”, encerrou o sindicato, pontuando ainda que quaisquer denúncias de situações em que o Plancon não esteja sendo cumprido podem ser feitas pelo WhatsApp do Sindifoz: (47) 98447-9820.

AULAS RETORNARAM

A Rede Municipal de Ensino de Itajaí voltou às aulas nesta segunda-feira, 8. Depois de onze meses afastados devido à pandemia de Covid-19, aproximadamente 14 mil alunos retomam as atividades, nesta semana, nas 116 unidades escolares do município. “Medição de temperatura, álcool em gel, filas organizadas por turmas e distanciamento de um metro e meio entre os colegas se tornaram parte da rotina de todos”, garante a Prefeitura.

Em nota, o Governo Municipal pontua ainda que “para garantir o retorno seguro das aulas, professores receberam material de segurança como máscara e faceshield. Para os profissionais que trabalham com crianças de berçário estão sendo disponibilizados guarda-pós descartáveis e, a todo tempo, os pequenos são orientados por meio de brincadeiras. As unidades escolares contam ainda com tapetes sanitizantes, totens com álcool em gel, kits de higienização e termômetros”.

Neste ano, o ensino ocorrerá de forma híbrida. Ou seja, os estudantes se revezarão em dois grupos por escala semanal. Enquanto o primeiro grupo de alunos está nas escolas, as crianças destacadas para a próxima semana terão atividades on-line ou terão a oportunidade de buscar as atividades para serem realizadas em casa toda sexta-feira. Os exercícios também atenderão aos alunos cujo os pais optaram por não retornarem às escolas.

 

Foto por: Marcos Porto

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você