19.5 C
Piçarras
segunda-feira 22 de junho de 2026

“Como mãe estou despedaçada, me sentido impotente”

Frase é de mãe que denuncia suposta agressão de professor contra o filho de 4 anos, dentro da escola municipal do Itacolomi

Ouça a Matéria

Uma mãe utilizou as redes sociais para denunciar um suposto ato de agressão – praticado por uma educadora contra seu filho de 4 anos – dentro da Escola Municipal Professora Francisca de Borba, no bairro Itacolomi, em Balneário Piçarras. “Na tarde da última segunda-feira (6), meu filho chegou da escola relatando dor e incomodo na região do tórax”, narrou a mãe, Paloma Letícia Dias, em seu post – oficializando ainda um Boletim de Ocorrência.

Pelo relato do pequeno à mãe, ele teria sido agredido por estragar um alimento durante o recreio. “Questionei e perguntei: Por que está doendo filho? Nas palavras dele ele relatou: ‘Eu estava sentado na cadeira estragando minha bolacha, quando a professora viu e ficou muito brava. Então ela me apertou na cadeira’”, pontou Paloma. “Pedi que ele me mostrasse como ela fez, ele mostrou na mesinha que ele tem em casa que a professora empurrou a cadeira contra a mesa fazendo com que ele batesse o peito na mesa escolar”, acrescentou.

Após lavrar o Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil – que pode instaurar investigação criminal – a família retornou à escola no dia seguinte. “Fui até a escola […] levar ao diretor que seria o responsável até então pela unidade escolar, esperamos em torno de meia hora até que nos trouxeram a agressora que no calor de uma discussão confessou em alto e bom som que agrediu meu filho! Disse que estava nervosa, tinha muitas crianças gritando e que de repente eles brigam por nada e etc …”, reforçou Paloma.

A Secretaria de Educação também foi procurada e, pelos relatos de Paloma, descredibilizou as denúncias da família. “[…] fomos descredibilizados mais uma vez… Nosso filho passando como mentiroso. Uma delas me disse até ele com 4 anos teria imaginação o suficiente para criar toda essa história. Como mãe estou despedaçada, me sentido impotente”, desabafou Paloma, assegurando que buscará justiça. “Eu quero justiça pelo meu filho, o que ela fez não pode ser mudado. Mas vou batalhar para que nenhuma criança e nenhuma família passem por tudo que estamos passando”.

Versão da Secretaria de Educação

Em nota remetida à imprensa, a Secretaria de Educação não tratou explicitamente da denúncia relatada por Paloma. Afirmou, por sua vez, que “vai instaurar uma sindicância interna para apurar os fatos que envolveram a agressão contra uma monitora da Escola Básica Municipal Professora Francisca Borba, no Bairro Itacolomi”. O fato aconteceu na última terça-feira, 7.

Pela nota oficial do Governo, “a mãe de um aluno de 4 anos acessou à unidade escolar pedindo para falar com a professora do filho. A monitora, que naquele momento estava cuidando da turma, se apresentou na sala da direção. Ao entrar no local, a monitora foi agredida com um tapa na cabeça. Em seguida, a profissional sofreu mais agressões físicas e verbais por parte da mãe do aluno”. A monitora também registrou Boletim de Ocorrência.

“Além do Boletim de Ocorrência, a secretaria de Educação vai instaurar a sindicância para apurar os fatos envolvidos. Deixo o meu repúdio contra qualquer tipo de agressão e reforço que a escola é um ambiente de aprendizado, e não de violência”, comentou a secretária de Educação de Balneário Piçarras, Blaise Keniel da Cruz Duarte, no documento remetido pela Assessoria de Imprensa.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você