O jovem estudante piçarrense, Isaac Moreira dos Santos, de 12 anos, acaba de conquistar um importante prêmio educacional: recebeu a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Ele é estudante do 7º ano do Centro Integrado de Ensino Fundamental Profª Mirian Geny Friedrichsen, o CIEF.
“As provas foram bem complicadas, principalmente a segunda. Eu encontrei dificuldades na questão que era composta de imagens coloridas e quantas possibilidades se tinha ao juntá-las. Eu fiquei muito alegre ao receber a notícia, pois fui o único da cidade que recebi”, comentou Issac.
O bronze lhe foi entregue durante premiação que ocorreu no dia 7 de julho, na Universidade Federal de Santa Catarina, campus Florianópolis. “Para o grupo de educadores e familiares, o sentimento é de muito orgulho e alegria”, destacou a secretária de Educação, Blaise Duarte. Isaac passou pelos processos da Olímpiada, em 2021.
A primeira fase foi composta por 20 questões objetivas e a segunda teve seis questões discursivas. Para os desafios matemáticos, Isaac reforçou “que estudava regularmente algumas vezes por semana. Amei saber que eu ganhei”. Ele almeja se qualificar para futuramente atuar como programador de jogos.
“Pretendo fazer vários cursos para alcançar meu objetivo”, acrescentou Isaac, que gosta de jogar Hollow Knight, Zelda Majoras Mask e Dark Souls: “Em geral, gosto de jogos de ação. Gostaria de fazer jogos para computador e algum console da geração”, finalizou.
A OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).





