As notas de Balneário Piçarras no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 são de queda nas duas avaliações: Anos Iniciais (1º ao 5º) e Anos Finais (6º ao 9º). Os resultados foram publicados na última semana, pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Realizadas com periodicidade de dois anos, o resultado das provas aponta a primeira queda nas médias, nos Anos Iniciais, desde 2005 – quando o Ideb foi calculado pela primeira vez. Comparando com a última avaliação, em 2019, a nota passou de 6,4 para 5,9. Já nos Anos Finais, passou de 5,4 para 4,8.
A Secretaria de Educação de Balneário Piçarras afirmou que realiza análises dos dados para verificar quais fatores levaram à queda das notas. “A Secretaria de Educação está analisando os dados para identificar os fatores que levaram a esta queda e se pronunciará após esta avaliação”, disse a secretária de Educação, Blaise Keniel da Cruz Duarte.
O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – neste caso com provas específicas nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. O índice do Ideb oscila de 0 a 10.
Segundo o MEC, “o índice também é importante condutor de política pública em prol da qualidade da educação. É a ferramenta para acompanhamento das metas de qualidade para a educação básica, que tem estabelecido, como meta para 2022, alcançar média 6 – valor que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável ao dos países desenvolvidos”.
[…] Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as médias da Educação de Balneário Piçarras nos Anos Iniciais (1º ao 5º) e Anos Finais (6º … Comparando com a última avaliação, em 2019, a nota dos Anos Iniciais passou de 6,4 para 5,9. Já […]