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sábado 24 de fevereiro de 2024


Penha conquista o 1º lugar no IDEB Anos Finais na disciplina de Língua Portuguesa

O primeiro lugar foi obtido após provas aplicadas com alunos do 9º Ano, que obtiveram a média final de 271,21

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O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentaram os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021. Eles revelam que Penha conquistou o primeiro lugar na disciplina de Língua Portuguesa (Anos Finais, 6º ao 9º) entre os onze municípios da região da Amfri e superou as metas estipuladas pelo MEC para os Anos Iniciais.

“Esse resultado é reflexo de investimentos estratégicos desde 2018 em formação continuada dos professores, material didático do Aprende Brasil/Sistema Positivo e de tantos outros investimentos em infraestrutura escolar. Em 2020 foi criado estratégias através do Sistema Positivo quando as aulas foram suspensas os estudantes tinham acompanhamento e acesso a esse material de qualidade”, detalha a secretária de Educação e vice-prefeita, Maria Juraci Alexandrino.

O primeiro lugar foi obtido após provas aplicadas com alunos do 9º Ano, que obtiveram a média final de 271,21. Somada à nota obtida em Matemática, nos Anos Finais tiveram a média final de 5,3 – a terceira mais alta entre toda a AMFRI. Nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano), as médias de Matemática e Língua Portuguesa resultaram na média de 6,3. “Nossa meta foi de 6,32, ultrapassando a previsão”, frisa Juraci.

Essa é a primeira vez que Penha supera a meta prevista pelo MEC para as provas do INEP nos Anos Iniciais. “Um feito histórico para quem trabalha com Educação e que sabe que somente a união é capaz de colher esses resultados. Agora, nossa responsabilidade aumenta, uma vez que temos a obrigação de manter essa crescente. No que depender de investimentos no setor, Penha tem um futuro promissor”, pontua o prefeito, Aquiles da Costa.

O Inep permite que as diversas esferas governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no Brasil, a partir de evidências. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes que participam. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas.

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