A divisão de Eficiência Energética da Celesc concluiu, entre os dias 10 e 24 de fevereiro, a entrega de medalhas de ouro, prata e bronze, bem como de notebooks, aos premiados da 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). Um dos destaques foi o aluno de Balneário Piçarras, Lorenzo Forte, primeiro lugar entre as escolas públicas.
Aluno do popular CIEF, Lorenzo ganhou destaque na publicação oficial da Celesc. “Destacando as escolas públicas, o Segundo Lugar Geral Estadual e Primeiro Colocado de Escola Pública foi o aluno Lorenzo Forte, do Centro Integrado de Ensino Fundamental Profª.: Mirian Geny Friedrichsen, de Balneário Piçarras (colégio municipal). Ele recebeu a medalha de ouro, Notebook e certificado”, postou o portal oficial da concessionária.
A Olimpíada visa conscientizar alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental sobre a importância do uso racional da energia elétrica. “Ficar entre os melhores em uma Olimpíada, que atraiu muitos alunos, é muito gratificante. Será uma medalha para pôr na parede e tenho certeza que trará vantagens para meu currículo acadêmico e profissional”, celebrou o aluno.
“Pretendo continuar me dedicando aos estudos e sempre que oportunidades como essa surgirem, não vou perdê-las, para sempre incrementar e melhorar meu conhecimento e poder ter diversas conquistas”
LORENZO FORTE
“Pretendo continuar me dedicando aos estudos e sempre que oportunidades como essa surgirem, não vou perdê-las, para sempre incrementar e melhorar meu conhecimento e poder ter diversas conquistas”, acrescentou. Ele foi dos cinco catarinenses que obtiveram média para estarem entre os 166 estudantes campeões nacionais.
Além de Lorenzo, a aluna Thayná Furtado Evangelista, da Escola São Brás, também conquistou a medalha de ouro. Outros três alunos do CIEF se destacaram na Olimpíada – que tem direcionamento voltado a alunos do 8º e 9º anos: Jeferson Nicoli Pereira, Soffy Eduarda Schmidt e Érica Biatriys Costa Pereira concluíram a participação nos desafios das provas e saíram com medalhas de prata.
Ao todo, em Santa Catarina, participaram da olimpíada 4.792 alunos, 169 professores e 106 escolas, das quais 72 são públicas e 34, privadas. Destes, 760 participantes conquistaram 213 medalhas de ouro, 268 medalhas de prata e 279 medalhas de bronze. “É um projeto de grande importância porque cria a consciência sobre o uso racional da energia em jovens que serão multiplicadores da cultura em casa. Esses alunos levarão para a vida essas boas práticas de economia de energia, contribuindo com o meio ambiente”, destacou o gerente do projeto, Rodrigo José Hoffmann.
A ONEE é uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que conta com a coordenação do Instituto da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (IAbradee) e com a realização de concessionárias de energia que operam em todo o território brasileiro. A ONEE agrega aprendizagens no campo de Ciências da Natureza e suas tecnologias, segundo as orientações da Base Nacional Comum Curricular.