24 C
Piçarras
quarta-feira 17 de abril de 2024


Alunos de Penha participam de programa internacional sobre as mudanças climáticas

“Essa parceria com certeza será de muito sucesso. É um projeto lindo, que envolve toda a comunidade escolar e a família”

Ouça a Matéria

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Penha participam, ao longo das próximas oito semanas, de programa internacional de educação ambiental que terá como temática central as mudanças climáticas da natureza. Estudante do 5º ano serão inseridos no programa internacional de educação ambiental conhecido por “Ao Redor da Ibero-América” e irão participar de um concurso específica sobre o assunto.

 “Essa parceria com certeza será de muito sucesso. É um projeto lindo, que envolve toda a comunidade escolar e a família. A ideia é tornar as crianças disseminadoras das informações, agentes de mudanças e defensores do meio ambiente”, pontua a secretária de Educação, Thyrciane Santana. Ao longo de oito semanas, os professores trabalharão o tema em sala com o objetivo de ampliar a discussão, mostrando também exemplos concretos sobre o que têm sido feito para reverter este cenário.

“A ideia é tornar as crianças disseminadoras das informações, agentes de mudanças e defensores do meio ambiente”

THYRCIANE SANTANA, SECRETÁRIA

Os conteúdos incluem atividades em sala de aula, trabalhos em grupo, além de propor o envolvimento da família. No final do programa, os alunos poderão participar de um concurso de redação e desenho, a nível nacional, aplicando o conhecimento adquirido em sala de aula. O tema da edição deste ano é “Aproveitando melhor os recursos: água, resíduos e energia”, e contará com a participação de 105 escolas públicas, de 17 cidades brasileiras.

Os três melhores alunos e professores classificados de cada cidade serão premiados com brindes sustentáveis, como bicicletas e kits ecológicos. Já o vencedor nacional ganhará uma viagem com acompanhante para a região conhecida como Eje Cafetero, na Colômbia, local que inspirou o filme Encanto, da Disney. Lá encontrará os outros vencedores da América Latina. Todas as despesas serão custeadas pela Veolia.

A escola e o professor do vencedor nacional também serão premiados. O educador receberá um notebook e uma mochila, e a instituição escolar um kit digital, composto por notebook, projetor e impressora. Ao final do concurso, todas as 6 mil crianças participantes serão contempladas com um brinde oferecido pela Veolia.

Conscientizar as crianças sobre a preservação ambiental e torná-las agentes da transformação ecológica é o principal objetivo do programa, que chega à sua décima dição no Brasil, incluindo as regiões sul, sudeste e nordeste. O projeto é promovido pela Veolia, empresa de soluções ambientais para cidades e indústrias, em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) e a Secretaria de Educação de Penha.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você