17.8 C
Piçarras
domingo 21 de junho de 2026

Guarda armada na Rede Municipal de Ensino de Penha começa no próximo dia 2

“Uma grande conquista para a Rede de Ensino”, define a secretária de Educação, Thyrciane Santana.

Ouça a Matéria

A Prefeitura de Penha confirmou que inicia na próxima terça-feira, dia 2, o serviço de guarda armada em todas as unidades municipais de ensino. A empresa Orbenk foi contratada emergencialmente, com autorização da Câmara de Vereadores, para realizar o monitoramento até o final do ano letivo.

“Uma grande conquista para a Rede de Ensino”, define a secretária de Educação, Thyrciane Santana. A ação faz parte do pacote de medidas para elevar a segurança no ambiente escolar – decisão tomada após o atentado que ceifou a vida de quatro crianças no Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, em 5 de abril.

“Durante todo o período de aula […] Todas as escolas da rede municipal de ensino contarão com guarda armada”

CAMILA LUCHTENBERG

A secretária de Administração e Finanças, Camila Luchtenberg, reforça que a equipe de gestão se concentrou para agilizar a resposta aos pais e sociedade, frisando que a guarda armada será “Durante todo o período de aula […] Todas as escolas da rede municipal de ensino contarão com guarda armada”.

O prefeito, Aquiles da Costa (MDB), enalteceu que “a decisão da segurança armada nas escolas vem para atender os anseios da comunidade escolar, dos pais e dos alunos que estão muito preocupados e com medo”. Para ele, a segurança armada visa “diminuir a sensação de insegurança e coibir casos de violência nas escolas da rede municipal”

O Governo Municipal também está implantando o ‘Botão de Pânico’ nas unidades de ensino da Rede Municipal. A Escola Básica Municipal Rubens João de Souza, no Centro, é a primeira a ter sistema de contato direto aos órgãos de segurança em caso de uma emergência. O botão está inicialmente em fase de testes.

“O botão de segurança é conectado aos órgãos de segurança. Quando acionado, é enviado um aviso aos órgãos”, pontua a secretária de Educaçã. O botão também emite o alerta ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), que neste momento possui cerca de 200 câmeras de monitoramento conectadas.

O Governo também trabalha nas questões burocráticas para elevar a infraestrutura de proteção das escolas, como portões, cercas e muros. “A Secretaria de Educação trabalha no orçamento e analisa as dotações orçamentárias para fazer a melhoria das infraestruturas. De qualquer forma, a Seduc já tinha um cronograma para fazer algumas melhorias nos muros de alguns CEIs e escolas”, encerra a secretária.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você