16.7 C
Piçarras
quinta-feira 18 de julho de 2024


Prefeito de Penha anuncia pacote com medidas de segurança escolar

Quatro ações foram confirmadas por Aquiles da Costa: totens de videomonitoramento, vigilantes, reforço na estrutura de acesso às unidades e a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito

DCIM101GOPROGOPR4015.JPG
Ouça a Matéria

O prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), anunciou um pacote com medidas para elevar a segurança nos Centros de Educação Infantil (CEI´s) e Escolas Municipais – em resposta à recente tragédia no CEI Cantinho Bom Pastor, em Blumenau. Totens de videomonitoramento, vigilantes, reforço na estrutura de acesso às unidades e a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito foram anunciadas pelo gestor.


“Com essas medidas, esperamos elevar a segurança dos nossos filhos, das nossas crianças, dos nossos alunos, dos professores e profissionais que diariamente estão em nossas unidades em prol de um futuro melhor para toda sociedade. Há quem se aproveite desse momento para, infelizmente, buscar palanque político. Mas, só estamos fazendo políticas públicas educacionais”, afirmou o prefeito.

As estratégias foram anunciadas em vídeo postado em suas redes sociais, neste domingo, 9, confirmando a instalação do Gabinete de Crise para discutir as ações do Governo à segurança na Educação. “A semana foi marcada pela pauta da segurança nas escolas, instalamos o gabinete de crise, definimos prioridades, e hoje determinamos algumas metas e estratégias para garantir a segurança das nossas crianças, acompanhe”, frisou ele.

A primeira medida foi o anúncio da ampliação do sistema de monitoramento urbana, com a instalação de totens (com diversas câmeras) em todas as unidades. “Haverá transmissão em tempo real das imagens e os pais e responsáveis poderão acompanhar seus filhos durante a entrada e saída da escola, além de acompanhar toda movimentação nos arredores da unidade de ensino”, detalhou. A licitação ocorrerá no próximo dia 14.

A equipe de engenharia da Secretaria de Educação também trabalha na lapidação de projetos individuais para ampliar as estruturas protetivas das unidades – tais como muros, cercas e portões. “Com a intenção de elevar a sensação de segurança nas unidades, inclusive, canalizando o acesso e saída dos estudantes por um único lugar”, categorizou Aquiles. Uma empresa de vigilância também será contratada para que cada unidade tenha um vigilante.

Por fim, Aquiles afirmou que irá remeter à Câmara de Vereadores, em regime de urgência, projeto de lei para criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito. “Através dessa Secretaria, vamos efetivar a contratação de agentes de segurança pública. São pessoas que farão rondas, vamos ampliar nossa frota de viaturas e ampliar ainda mais o sistema de segurança de Penha”.

Ao longo da última semana, o Governo Municipal intensificou os diálogos com as Polícias Civil e Militar – com foco em intensificar um monitoramento nas unidades de ensino até que o pacote de segurança escolar seja efetivado.

2 COMENTÁRIOS

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
Prefeitura de Penha prepara contração de segurança armada para unidades de ensino
1 ano atrás

[…] LEIA TAMBÉM: Prefeito de Penha anuncia pacote com medidas de segurança escolar […]

trackback
Prefeitura de Penha prepara contratação de segurança armada para unidades de ensino
1 ano atrás

[…] LEIA TAMBÉM: Prefeito de Penha anuncia pacote com medidas de segurança escolar […]

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você