15.6 C
Piçarras
segunda-feira 22 de junho de 2026

Sinergia conquista o conceito máximo do Ministério da Educação (MEC)

“A nota 5 para a Instituição revela nossa dedicação em oferecer educação de qualidade e nosso compromisso com o desenvolvimento dos nossos alunos”, comenta o presidente

Ouça a Matéria

A faculdade Sinergia, em Navegantes, acaba de conquistar a nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação, o MEC. Numa escala de 1 a 5, a faculdade navegantina cumpriu todos os requisitos avaliativos para receber as 5 estrelas – avalizando o grau de excelência da instituição de ensino superior e pós-graduação.

“Estamos muito satisfeitos com o resultado. Já esperávamos uma boa avaliação, pois sempre tivemos uma avaliação positiva em nossos cursos e no projeto como um todo. A avaliação do MEC apenas retificou as condições que a Instituição apresenta para oferecer ensino superior”

JOÃO MATOS

“Estamos muito satisfeitos com o resultado. Já esperávamos uma boa avaliação, pois sempre tivemos uma avaliação positiva em nossos cursos e no projeto como um todo. A avaliação do MEC apenas retificou as condições que a Instituição apresenta para oferecer ensino superior. O nosso curso de Direito, com nota 5 do MEC, a nota máxima, já era um motivo de muito orgulho e alegria. Todos os outros cursos também possuem excelentes notas, com nota 4. A nota 5 para a Instituição revela nossa dedicação em oferecer educação de qualidade e nosso compromisso com o desenvolvimento dos nossos alunos. Recebemos muitos elogios e reconhecimento dos avaliadores, o que nos encheu de satisfação”, afirmou o presidente fundador do Sinergia, o professor João Matos.

“A avaliação é motivo de muito orgulho e alegria não apenas para a instituição e seus sócios, mas para toda a população da região”, afirma João

Para conseguir alcançar a nota 5 no MEC, são avaliados alguns componentes-chave como estrutura, projeto pedagógico e corpo docente da instituição; cursos oferecidos; e desempenho dos alunos. A nota serve como um critério fundamental para que se decida onde cursar uma formação superior.

“A avaliação é motivo de muito orgulho e alegria não apenas para a instituição e seus sócios, mas para toda a população da região. Estamos muito felizes por sermos colocados entre as melhores instituições do país, com nota máxima, o que mostra que estamos no caminho certo em relação à metodologia, tecnologias e critérios adotados para oferecer um ensino superior de excelência e exemplar”, acrescentou João Matos.

“O objetivo maior da Faculdade Sinergia é transformar a sociedade a partir do conhecimento, ofertando um local propício ao desenvolvimento biopsicossocial e ambiental e sempre perseguindo seu lema: Sinergia, lugar de gente feliz”

FÁBIO MARCELO MATOS

O professor doutor e diretor geral do Sinergia, Fábio Marcelo Matos, enaltece justamente essas situações na conquista das 5 estrelas: “o resultado de todo este esforço culmina na avaliação do MEC com a nota máxima no mês de abril de 2023, a partir de uma apreciação detalhista e minuciosa dos processos de ensino, da estrutura capacitada, das relações entre professores e alunos e dos alunos com a Instituição. A somatória de todos estes fatores eleva a responsabilidade do Sinergia a ser um espaço de construção de conhecimento, e além disto, de construção de relações e de cidadanias. O objetivo maior da Faculdade Sinergia é transformar a sociedade a partir do conhecimento, ofertando um local propício ao desenvolvimento biopsicossocial e ambiental e sempre perseguindo seu lema: Sinergia, lugar de gente feliz”.

O vice-presidente e diretor administrativo, Joãozinho Matos, enaltece que o conceito máximo foi perseguido ao longo dos 21 anos do Sinergia – sendo resultado da união, profissionalismo e investimentos estratégicos. “Durante esse período perseguimos a nota máxima 5, avaliada na última semana pelo Ministério da Educação, dando à Faculdade Sinergia a nota máxima. Neste período fomos melhorando toda nossa estrutura física da instituição, foram construídos laboratórios específicos para cada curso, como: o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do curso de Direito, atendendo processos na área da vara da família e ensinando na prática do dia a dia os nossos alunos; o Núcleo de Desenvolvimento Social (NDS) do curso de Administração, atua diretamente com as empresas nas demandas das vaga de estágio/ emprego da região, selecionando e encaminhando rapidamente alunos e acadêmicos para suprir a necessidade local. Hoje, a Faculdade Sinergia tem um índice altíssimo de empregabilidade, praticamente todos os nossos acadêmicos atuam em vaga de estágio/emprego já no início do curso”, finalizou.

“Durante esse período perseguimos a nota máxima 5, avaliada na última semana pelo Ministério da Educação, dando à Faculdade Sinergia a nota máxima”

JOÃOZINHO MATOS

Há ainda os laboratórios específicos para o curso da Engenharia da Produção (com equipamentos modernos de Metrologia e Metalografia), o laboratório do curso de Engenharia Civil (para as práticas de construção civil até as estações totais de topografia), o laboratório de desenho (com mesas de desenho, pranchetas e as ferramentas de desenho), o laboratório de informática (com os softwares necessários a prática profissional dos cursos e com licenças acadêmicas para instalação nas máquinas dos acadêmicos que desejarem),  novo laboratório de Ciências, Biologia, Física e Química e o laboratório de fabricação (FABLAB), inspirado na cultura Maker – faça você mesmo, estimulando a criatividade e autonomia na aprendizagem, que atende a todos os nossos cursos e ao colégio, com equipamentos de última geração.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você