24 C
Piçarras
sábado 10 de maio de 2025


Escola Municipal de Luiz Alves recebe prêmio de alfabetização do Ministério Público

Ouça a Matéria

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) entregou nesta terça-feira, 19, a premiação da 2ª edição do “Prêmio Lume: Escola Referência em Alfabetização”. Foram escolhidas doze escolas que se destacaram em ações de alfabetização, sendo uma municipal e uma estadual de cada mesorregião de Santa Catarina (Oeste, Norte, Serra, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul). A Escola Municipal Vendelim Schweitzer, de Luiz Alves, é uma das premiadas.

O prefeito de Luiz Alves, Marcos Pedro Veber (PSD), destaca que “o Prêmio Lume reconhece as instituições de ensino que estão extremamente engajadas na busca e na concretização de uma educação de qualidade. Ter esse reconhecimento é a certeza de que as ações realizadas por toda a comunidade escolar estão realmente transformando vidas, ajudando no pleno desenvolvimento de cada aluno e assim garantindo cidadãos conscientes, críticos e autônomos para nossa sociedade”.

A secretária de Educação, Daniela Wust, avalia que “essa premiação mostra que  o investimento da Secretaria Municipal de Educação em formação continuada e a união entre uma gestão escolar democrática e uma equipe comprometida permite alcançar o processo de alfabetização na idade certa”. Marcos Pedro, Daniela e a  diretora da Escola Municipal Vendelin Schweitzer, Edicléia Rech, estiveram na capital do estado para receberem a premiação.

“Ter esse reconhecimento é a certeza de que as ações realizadas por toda a comunidade escolar estão realmente transformando vidas”

O “Prêmio Lume: Escola Referência” busca identificar, reconhecer, divulgar, estimular e premiar escolas de referência da rede pública de Santa Catarina. A 2ª Edição da premiação teve como enfoque a garantia da alfabetização ao término do 2º Ano do Ensino Fundamental e boas práticas, sendo denominado “Prêmio Lume: Escola Referência em Alfabetização”. Concorreram todas as escolas das redes públicas estadual e municipais do Estado de SC que ofertam anos iniciais do ensino fundamental e que realizaram a avaliação Alfabetiza SC. 

O Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Fábio de Souza Trajano, fez no começo de sua fala um agradecimento aos deputados catarinenses que aprovaram na Assembleia Legislativa a lei que destina recursos do ICMS aos municípios que se destacam na área da educação. Em seguida, agradeceu a todas as entidades e instituições envolvidas no Prêmio Lume. 

“Hoje o Ministério Público catarinense se une a todos vocês, em parceria com o Tribunal de Contas, o MP de Contas e todas as entidades que estão a mesa, para reconhecer e premiar as instituições que têm se esforçado para garantir uma educação de qualidade fundamental para o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado. A educação é sem dúvida uma das ferramentas mais poderosas que temos a nossa disposição. Ela não apenas transforma vidas, mas também molda o futuro de nossas comunidades”, ressaltou Trajano, que finalizou o discurso pedindo uma salva de palmas em homenagem aos atores mais importantes da solenidade, os estudantes, os professores e a comunidade escolar.

Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação, o Promotor de Justiça Eder Cristiano Viana afirmou que a cerimônia do Prêmio Lume representa o coroamento de uma atuação conjunta, exemplo a outros Estados que a querem replicar e que é possível a atuação e o trabalho conjunto no processo de soma de esforços para concretizar a educação. “Tem-se valorizado ações e estratégias que, seguramente, como práticas concretas e voltadas para a realidade local, oportunizam o desenvolvimento de cada aluno e da turma, com a melhoria da aprendizagem e da qualidade da educação. Só com compromisso pessoal e institucional é que teremos educação de qualidade”, destacou.

Em nome da Comissão Organizadora da 2ª Edição do Prêmio Lume, o professor Jorge Luiz Buerger, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), assinalou a grande dificuldade para a escolha das escolas vencedoras, pois muitas outras poderiam também ser premiadas tamanha a qualidade da educação em Santa Catarina. “Vamos continuar com o nosso trabalho. Parabéns a todos e a cada um dos que estão aqui presentes pelo que têm feito e vão continuar fazendo pela educação e educação de qualidade em nosso Estado”, congratulou.

AVALIAÇÃO
Houve três etapas de avaliação: a de pré-qualificação, a de mérito e a de validação. As etapas de pré-qualificação e de mérito foram realizadas com base nas informações extraídas do Censo Escolar 2023, do Painel de Infraestrutura das escolas catarinenses e da Avaliação Alfabetiza SC. Ainda, a etapa de pré-qualificação consistiu na ordenação por mesorregião do Estado, das cinco escolas públicas municipais e cinco escolas estaduais com os maiores Indicadores de Esforço Não Observado (IEN), conforme dados coletados da prova Alfabetiza SC.

Na etapa de mérito foram classificadas para a próxima etapa do prêmio duas escolas públicas municipais e duas escolas públicas estaduais de cada mesorregião do Estado que obtiveram maior pontuação.   A etapa de validação verificou na prática as evidências que comprovassem os indicadores de classificação e foi composta por duas fases, a de aplicação de questionário e a realização de entrevistas por videoconferência com as escolas que responderam o questionário. Ao final, então, consagraram-se vencedoras uma escola pública municipal e uma escola pública estadual de cada mesorregião de SC.

Confira a lista de vencedoras 

I – Mesorregião do Oeste Catarinense:  
Escola de Educação Básica João XXIII, do Município de Maravilha.   
Escola Municipal de 1º Grau Professora Jacy Falchetti, do Município de Arroio Trinta.  

II – Mesorregião do Norte Catarinense:  
Escola de Educação Básica Antonio Blaskowski, do Município de Itaiópolis.   
Escola Básica Municipal Maria Lovatel Pires, do Município de Canoinhas.  

III – Mesorregião Serrana:   
Escola de Educação Básica Santa Teresinha, do Município de Curitibanos.   
Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião da Silva Ortiz, do Município de São José do Cerrito.  

IV – Mesorregião do Vale do Itajaí:   
Escola de Educação Básica Professora Izolete Eliza Gouveia Muller, do Município de Blumenau.   
Escola Municipal Vendelim Schweitzer, do Município de Luiz Alves.  

V – Mesorregião da Grande Florianópolis:   
Escola de Educação Básica Professora Zulma Becker, do Município de Santo Amaro da Imperatriz.   
Centro Educacional Municipal Interativo, do Município de São José.  

VI – Mesorregião do Sul Catarinense:  
Escola de Ensino Fundamental Professor Mota Pires, do Município de Araranguá.  
Escola Municipal de Educação Básica Rubens de Arruda Ramos, do Município de Criciúma.  

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você