26.8 C
Piçarras
quarta-feira 28 de fevereiro de 2024


Estado confirma municipalização e Escola Adolfo Cabral agora é de Balneário Piçarras

“A Escola Municipal Adolfo Antônio Cabral vai alocar alunos do Pré 1, Pré 2, 1º ano, 3º ano e do 6º ao 9º ano”

Ouça a Matéria

A Prefeitura de Balneário Piçarras confirmou nesta sexta-feira, 2, que a Escola Adolfo Antônio Cabral, no bairro Santo Antônio, está oficialmente integrada ao patrimônio municipal. Com a decisão do Governo do Estado de municipalizar a unidade, a Secretaria Municipal de Educação confirmou que 220 alunos estudarão na escola durante este ano letivo.

LEIA:
Aprovada doação de terreno ao Estado para construção de escola no Itacolomi

“A desativação da unidade escolar da Rede Estadual de Ensino foi motivada para proporcionar maior colaboração entre Estado e município. A Escola Municipal Adolfo Antônio Cabral vai alocar alunos do Pré 1, Pré 2, 1º ano, 3º ano e do 6º ao 9º ano, em turmas nos períodos matutino e vespertino”, afirmou o Governo, em nota oficial.

Desde o dia 24 de janeiro, o espaço da escola recebe manutenção, bem como a contratação de efetivo, pedido de apostilas e de uniformes. A unidade vai contar com cerca de 20 profissionais de educação. A partir de 15 de fevereiro, com início do ano letivo, a Escola Municipal Adolfo Antônio Cabral terá horário de aula das 7h45 às 11h45 e das 13h30 às 17h30.

A municipalização foi motivada em virtude de a unidade não possuir o Ensino Médio, etapa educacional de real competência do Governo do Estado. O estado pontuou que os profissionais lotados na unidade serão transferidos. A medida está sendo tomada pela Secretaria Estadual de Educação em outras cidades com situação idêntica.

Em troca do prédio, a Prefeitura doou ao Estado um terreno de 3.108,00 metros quadrados, no bairro Itacolomi, para construção de uma escola. “É interesse do Estado de Santa Catarina construir uma Unidade Educacional neste município de maneira a atender e garantir a matrícula na rede estadual de ensino de todos aqueles que dela necessite. Para realizar o projeto, o Governo do Estado solicita que seja disponibilizado, através de doação, um terreno para tanto”, disse o prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt (MDB).

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você