Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 – divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 14 – apontam queda nas notas de Penha. As redes Estadual e Municipal registram declínio nas avaliações do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano) e Anos Finais (do 6º ao 9º ano) em comparação com os números de 2021.
Divulgados a cada dois anos, os índices educacionais de Penha dos Anos Iniciais registraram queda na Rede Estadual de 6,2 (2021) para 6,1 (2023) e na Municipal de 6,3 (2021) para 6,2 (2023). Nos Anos Finais, o Estado passou de 4,9 (2021) para 4,6 (2023) e o Município de 5,3 (2021) para 4,7 (2023).
Em nível regional envolvendo os onze municípios da Foz do Rio Itajaí (Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itapema, Itajaí, Ilhota, Luiz Alves, Navegantes, Porto Belo e Penha), o índice dos Anos Iniciais deixa a Rede Estadual na segunda posição. Já na Rede Municipal, o município fica em quinto. Nos Anos Finais, a Rede Estadual possui a quinta melhor média na região. A Rede Municipal ocupa o oitavo lugar.
Desde que o Ideb foi criado, em 2005, a média dos Anos Iniciais dos Estado evoluiu de 4,2 para 6,1 e a do município de 3,8 para 6,2. Nos Anos Finais, a crescente do Estado foi de 4 para 4,6 e do Município de 4,6 para 4,7.
A reportagem buscou uma posição da Prefeitura, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.
A Secretaria de Educação do Estado foi procurada. Emitiu nota (leia na íntegra ao final da matéria) em que afirma que vem adotando medidas para melhorar a qualidade do ensino, já que 6 das 11 cidades da região da AMFRI apresentaram redução no Ideb. “Cabe destacar que as avaliações do Saeb usadas como base para o cálculo do Ideb foram realizadas em outubro de 2023, quando a gestão atual completava 10 meses de atuação. Desde o início de 2023, preocupada em melhorar a qualidade da educação catarinense, o Governo do Estado vem trabalhando na implementação de novas ações”, cita a nota.
O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) por meio de provas de Língua Portuguesa e Matemática. Quanto maior o desempenho dos alunos e maior o número de alunos aprovados, maior será o Ideb.
“O Ideb é o mais importante indicador educacional de educação básica. Não há nenhuma política pública que tenha êxito sem ter metas, sem ter objetivos, sem ter planejamento, sem ter estratégia. Portanto, esse é um encontro importante para a educação brasileira. Os números vão nortear o planejamento, os caminhos, os passos seguintes para a educação básica do nosso país”, pontuou o ministro da Educação, Camilo Santana, em nota oficial.
NOTA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO
A Secretaria de Estado da Educação (SED) analisou os resultados apresentados pelo IDEB, que é um indicador que relaciona as taxas de aprovação escolar, obtidas no Censo Escolar, com as médias de desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Cabe destacar que as avaliações do Saeb usadas como base para o cálculo do Ideb foram realizadas em outubro de 2023, quando a gestão atual completava 10 meses de atuação. Desde o início de 2023, preocupada em melhorar a qualidade da educação catarinense, o Governo do Estado vem trabalhando na implementação de novas ações.
Entre elas, podemos citar o curso de formação para professores de Língua Portuguesa e Matemática, com foco na recomposição da aprendizagem.
Destacamos também a implementação dos três ciclos de avaliação anuais no Ensino Fundamental, em que as escolas podem ter um diagnóstico e trabalhar as habilidades que ainda não foram desenvolvidas pelos estudantes.
No Ensino Médio, o Governo do Estado instituiu o programa CaTec (catarinense técnico), que tem por finalidade oferecer aos estudantes a formação técnica e profissional. Investimento que irá repercutir nas taxas de aprovação e permanência dos estudantes nessa etapa de ensino da educação básica.
Além disso, a SED criou os Núcleos de Acompanhamento e Formação nas Coordenadorias Regionais de Educação, cujo objetivo é apoiar o trabalho pedagógico e propor formação continuada aos professores e gestores escolares.