23 C
Piçarras
quarta-feira 17 de abril de 2024


Barra Velha sedia 3ª edição dos JASTI

Ouça a Matéria

Os Jogos Abertos da Terceira Idade (3º JASTI) prometem trazer para o município um total de 1.152 atletas a partir de 60 anos de idade, que participarão entre os dias 12 e 16 de maio da terceira edição do maior evento competitivo desse tipo no Estado. Serão sete modalidades – bolão 23, canastra, bocha, dominó, truco, dança coreográfica e dança de salão (dividida nas faixas etárias de até 69 e 70 anos ou mais) – cujos atletas virão de 134 cidades de todas as regiões catarinenses.
Segundo o professor e presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Flávio José de Souza Leite, toda a rede hoteleira de Barra Velha já está lotada, e é muito provável que cidades da região, como Balneário Piçarras e Penha também absorvam parte destes visitantes e competidores.
A modalidade mais disputada será a dança coreográfica, que possui o maior número de inscritos, contabilizando mais de 400 participantes, incluindo os atletas acima dos 70 anos. Já a bocha vem em seguida, com 256 inscritos, e o bolão 23 conta com 255 participantes.
A Fesporte, órgão oficial do esporte em Santa Catarina, promotor do evento juntamente com a Prefeitura, dividiu os grupos de atletas em 36 regiões do Estado para este evento, que terá suas provas no Ginásio Alfredo José de Borba e na Sociedade Esportiva e Recreativa de Barra Velha, no centro da cidade. Também servirão de espaço para os jogos quatro canchas de bocha do município – a Rancho Verde, a Rancho Velho, a Cancha do Cardoso e a Cancha do Curió, e ainda a sede social da Associação de Senhoras Solidárias.
A delegação com maior número de atletas é a de Curitibanos, com 49 participantes. A região do Estado com maior número de participantes é a da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, que virá com 60 participantes – 26 de Xanxerê e também atletas de Abelardo Luz, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Passos Maia e Xaxim. “É a primeira vez que Barra Velha recepciona visitantes de 134 cidades do Estado numa só vez”, observou o prefeito Samir Mattar, anfitrião dos jogos.
O Congresso Técnico para os esportistas acontece no dia 11, um dia antes da abertura oficial. No dia 12, o cerimonial de abertura será na Praça Lauro Carneiro de Loyola (praça da lagoa), no centro da cidade, a partir das 15h, o qual será transferido para o ginásio Alfredo José de Borba em caso de chuva. Às 19h começará a primeira competição, a do primeiro grupo de dança coreográfica. No dia 14, sexta-feira, às 19h30min, a Sociedade Recreativa abrirá espaço para um grande baile em homenagem à Terceira Idade, com a participação de todos os desportistas.

História
No dia 3 de outubro de 2006, o Governador do Estado Luiz Henrique da Silveira sancionou a lei nº 13.846 instituindo os Jogos Abertos da Terceira Idade no Estado de Santa Catarina (JASTI). Com isso, os JASTI passaram a fazer parte do calendário de eventos da Estado, e são uma promoção do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).
Além dos órgãos governamentais a competição tem a participação das Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDR´s) e prefeituras e associações desportivas representantes das pessoas idosas e das entidades educacionais, esportivas e filantrópicas. A finalidade dos JASTI é estimular a participação em atividades esportivas, recreativas e artísticas dos idosos, visando ampliar as perspectivas da qualidade de vida, conquistando o respeito das demais gerações; sensibilizando a sociedade para novas formas de participação da pessoa com mais de 60 anos de idade. Os primeiros jogos foram realizados na cidade de Chapecó em 2008 e em Gravatal em 2009.
O cronograma de competições com horários e locais do 3º JASTI está disponível no blog do evento: www.3jasti.blogspot.com
 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você