Mais de dois mil competidores de todos os municípios do Estado, a partir dos 60 anos de idade, vão participar entre os dias 11 e 16 de maio dos Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI), promovidos pela Fesporte, a Fundação de Esportes do Estado de Santa Catarina. A competição terá sete modalidades, divididas por categorias. Haverá dança coreografada e dança de salão para integrantes de 60 a 70 anos de idade. Dança de salão para integrantes acima de 70 anos de idade, truco, bocha, canastra e bolão 23 acontecem em categorias abertas.
A organização local será feita por uma comissão especial criada pela Fundação Municipal de Esportes (FME), a cargo do professor Flávio de Souza Leite. As competição vão acontecer na Sociedade Esportiva e Recreativa de Barra Velha (SERBV), no ginásio de esportes Alfredo José de Borba, e na sede da Associação de Senhoras Solidárias, e nas diversas canchas de bocha espalhadas no centro e bairros.
Para as competições de 2010, Barra Velha conta com o favoritismo de uma dupla campeã na dança de salão 2009: Tonico e Zilma.
Para oferecer uma boa recepção às delegações catarinenses, a Prefeitura elaborou um projeto de lei garantindo repasse de recursos para a Sociedade Recreativa, o qual aguarda aprovação do Poder Legislativo. A verba, de R$ 15 mil, destina-se a garantir melhorias na estrutura da sociedade, onde acontecerão disputas decisivas, como bolão 23 e truco. A FME, segundo Flávio, também já colocou no ar o blog www.3jasti.blogspot.com, com a listagem de todos os restaurantes, hotéis, pousadas e imobiliárias de Barra Velha aptas a receber os visitantes.
Os Jogos já começaram a mobilizar a cidade e o setor hoteleiro na procura de hospedagem. Muitas pousadas e hotéis já estão lotados com reservas e o comércio local aguarda seis dias de vendas para um público popularmente conhecido pelas compras. Balneário Camboriú é exemplo de cidade que mais soube usufruir no Estado com os turistas da terceira idade.
Segundo o prefeito Samir Mattar (PMDB) os JASTI 2010 podem ser considerados um evento de impacto regional, já que os municípios vizinhos também devem absorver este fluxo de visitantes.
O presidente da FME destacou que os JASTI não representam somente um evento esportivo, mas uma oportunidade para a divulgação cultural e turística. “As secretarias da Prefeitura estão integradas em oferecer a melhor estrutura aos atletas participantes. Na programação, além das disputas, haverá um baile a cargo da Sociedade Recreativa, um desfile de abertura na rua Paraná, em direção à lagoa e à Praça Lauro Carneiro de Loyola e um receptivo a ser oferecido pelas associações de Senhoras Solidárias e Senhoras Raios de Sol, clubes tradicionais da Terceira Idade barra-velhense”, disse Flávio.
Seletivo
Em Barra Velha também acontecerá no dia 28 de abril a etapa seletiva para formar a equipe local que representará o município nos JASTI na Sociedade Recreativa. A partir da próxima semana os candidatos acima de 60 anos interessados em participar podem entrar em contato com a FME para as inscrições no Ginásio Alfredo José de Borba, do lado da Escola Estadual Astrogildo Odon Aguiar, no centro da cidade, no horário comercial.