16.7 C
Piçarras
quinta-feira 18 de julho de 2024


Barra Velha sedia em maio Jogos da Terceira Idade

Ouça a Matéria

Mais de dois mil competidores de todos os municípios do Estado, a partir dos 60 anos de idade, vão participar entre os dias 11 e 16 de maio dos Jogos Abertos da Terceira Idade (JASTI), promovidos pela Fesporte, a Fundação de Esportes do Estado de Santa Catarina. A competição terá sete modalidades, divididas por categorias. Haverá dança coreografada e dança de salão para integrantes de 60 a 70 anos de idade. Dança de salão para integrantes acima de 70 anos de idade, truco, bocha, canastra e bolão 23 acontecem em categorias abertas.
A organização local será feita por uma comissão especial criada pela Fundação Municipal de Esportes (FME), a cargo do professor Flávio de Souza Leite. As competição vão acontecer na Sociedade Esportiva e Recreativa de Barra Velha (SERBV), no ginásio de esportes Alfredo José de Borba, e na sede da Associação de Senhoras Solidárias, e nas diversas canchas de bocha espalhadas no centro e bairros.
Para as competições de 2010, Barra Velha conta com o favoritismo de uma dupla campeã na dança de salão 2009: Tonico e Zilma.
Para oferecer uma boa recepção às delegações catarinenses, a Prefeitura elaborou um projeto de lei garantindo repasse de recursos para a Sociedade Recreativa, o qual aguarda aprovação do Poder Legislativo. A verba, de R$ 15 mil, destina-se a garantir melhorias na estrutura da sociedade, onde acontecerão disputas decisivas, como bolão 23 e truco. A FME, segundo Flávio, também já colocou no ar o blog www.3jasti.blogspot.com, com a listagem de todos os restaurantes, hotéis, pousadas e imobiliárias de Barra Velha aptas a receber os visitantes.
Os Jogos já começaram a mobilizar a cidade e o setor hoteleiro na procura de hospedagem. Muitas pousadas e hotéis já estão lotados com reservas e o comércio local aguarda seis dias de vendas para um público popularmente conhecido pelas compras. Balneário Camboriú é exemplo de cidade que mais soube usufruir no Estado com os turistas da terceira idade.
Segundo o prefeito Samir Mattar (PMDB) os JASTI 2010 podem ser considerados um evento de impacto regional, já que os municípios vizinhos também devem absorver este fluxo de visitantes.
O presidente da FME destacou que os JASTI não representam somente um evento esportivo, mas uma oportunidade para a divulgação cultural e turística. “As secretarias da Prefeitura estão integradas em oferecer a melhor estrutura aos atletas participantes. Na programação, além das disputas, haverá um baile a cargo da Sociedade Recreativa, um desfile de abertura na rua Paraná, em direção à lagoa e à Praça Lauro Carneiro de Loyola e um receptivo a ser oferecido pelas associações de Senhoras Solidárias e Senhoras Raios de Sol, clubes tradicionais da Terceira Idade barra-velhense”, disse Flávio.

Seletivo
Em Barra Velha também acontecerá no dia 28 de abril a etapa seletiva para formar a equipe local que representará o município nos JASTI na Sociedade Recreativa. A partir da próxima semana os candidatos acima de 60 anos interessados em participar podem entrar em contato com a FME para as inscrições no Ginásio Alfredo José de Borba, do lado da Escola Estadual Astrogildo Odon Aguiar, no centro da cidade, no horário comercial.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você