22.8 C
Piçarras
quarta-feira 24 de abril de 2024


Basquete local é multado por não disputar título

Ouça a Matéria

Por não participar do hexagonal final do Campeonato Estadual Feminino de Basquetebol, a Associação Desportiva e Recreativa de Balneário Piçarras (Adepi) foi multada em trinta salários mínimos pela Federação Catarinense de Basquetebol (FCB). A falta de incentivo e recursos financeiros motivaram a Associação a desistir da disputa após chegar às finais de forma invicta.
A diretoria da Adepi optou por não disputar o hexagonal em função dos custos da viagem, os quais não teriam condições de subsidiar. “Os custos de transporte, alimentação e estadia tornam a viagem cara. Infelizmente por falta de recursos e apoio, abdicamos de disputar o título”, disse o treinador da equipe, Oswaldo Moreira Junior.
A disputa final custaria aos cofres da Adepi cerca de R$ 4 mil. “A situação chegou no limite do possível”, explicou o treinador. Ao longo do ano, a Associação já desembolsou aproximadamente R$ 18 mil, segundo Oswaldo, dinheiro que foi gasto com o Campeonato Estadual, jogos preparatórios e uniformes para as atletas.
Oswaldo afirmou que a Adepi irá recorrer da multa. “Nossa tese é baseada justamente na falta de recursos financeiros. Não tínhamos como ir”, salientou. O não pagamento da multa impede que a equipe participe de competições certificadas pela FCB. O time da categoria, mini, também está classificado à final e também não irá aos jogos, que acontecem em Lages. “Nesta categoria não existe a aplicação da multa e já avisamos nossa desistência”.
“Era uma equipe para ser campeã”, lamenta. Na fase de classificação, as meninas da Adepi vencerem todos os doze jogos que disputaram. As finais foram disputadas na cidade de Chapecó no final do mês de outubro. O título da categoria mirim (sub-13) foi conquistado pela cidade de São Bento do Sul. “Na pior das hipóteses, nossa equipe ficaria em terceiro lugar. Mas tínhamos time para ser campeão”.
Jesc
O time de basquetebol feminino da EEB Alexandre Guilherme Figueredo – que também formam o time da Adepi – conquistaram o segundo lugar nos Jogos Escolares de Santa Catarina (15 a 17 anos). O time perdeu apenas para a cidade de São José (42 a 21) e acabou ficando sem o título da competição. “O basquetebol está cada vez mais profissional. Sem apoio vai ser difícil engrenarmos”, finaliza.
O futsal masculino da EEB Alexandre Guilherme Figueredo também participou da competição e terminou na quarta colocação, dentre sete times. A competição Regional foi disputada na cidade de Braço do Norte e o transporte foi arcado pela Prefeitura de Balneário Piçarras.

 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você