16.1 C
Piçarras
segunda-feira 20 de maio de 2024


BV terá atletas em circuito paraolímpico

Ouça a Matéria

Seis atletas paraolímpicos do município vão participar, entre os dias 23 e 25 de abril no Paraná, do Circuito Paraolímpico Loterias Caixa do Brasil na disciplina Atletismo, representando o Clube Roda Solta de Itajaí. Disputada em Maringá, a competição terá José Carlos Narciso e Sônia Aparecida Sidor, ambos da Escola Flávio Quirino Borges, a Apae barravelhense, nos 100m, 200m e salto em distância. Dinoral Ramos Duarte Ribeiro Jr. (o Bill), aluno do CEJA, com deficiência física, competirá no arremesso de peso e lançamento de dardo. Valmor Schimtz Jr., com paralisia cerebral, competirá a corrida para PC’s nos 100m, 200m e 400m.
O aluno José Roberto “Kakau”, também aluno no CEJA com deficiência visual, competirá nos lançamentos de dardo e disco e arremesso de peso. Silvio Santos, com deficiência visual, competirá nos 200m e salto em distância. A professora Elisa Kozoski Padilha, que acompanhará toda a equipe, frisou que essa é a única competição para o paradesporto existente nas modalidades em que é treinada e que faltava Barra Velha participar. “Agora acreditamos que teremos a visão completa de como o paradesporto funciona em níveis nacional, para melhorar nosso trabalho regional”, observou.
Esta etapa regional centro-sul do Circuito Caixa seleciona os atletas que alcançam os índices exigidos em suas provas para participarem de outras três etapas nacionais. O Kakau já conquistou essa marca ano passado, e a professora está confiante que fará o mesmo esse ano. Já para os demais, será a primeira competição. A professora Elisa agradece à Apae de Barra Velha e seus dirigentes, como Paulo Carpes (presidente da associação) e Dorildo Manoel Moraes (diretor) que mais uma vez deram todo o apoio necessário e dividirão as despesas com o Clube Roda Solta para enviar a delegação de Barra Velha. Também agradece a Secretaria de Educação que cedeu transporte para os treinos, e a professora Taísa Régis, que tem ajudado muito todo o grupo.

Bocha
A APAE de Barra Velha também atua na divulgação local do paradesporto. No próximo dia 19 de maio, a instituição promove um torneio regional de Bocha Paraolímpica. Atletas e professores da modalidade na região estarão reunidos para, além de treinar jogando entre si, divulgar a modalidade no município, que ficou conhecida quando o aluno Silvino Allan Vargas venceu em Brasília.
O torneio acontecerá no Ginásio de Esportes Alfredo José de Borba, com início à 9h da manhã e término às 15h30, com direito a Café Colonial oferecido na Apae. Maiores informações com a professora Elisa, pelo fone 9143-7973. A Apae terá a colaboração da Auto Escola Barra Velha e da Fundação Municipal de Esportes (FME) para a promoção do torneio.
 

Foto por: Divulgação | JC

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você