21 C
Piçarras
quinta-feira 18 de abril de 2024


Paratletas de BV disputarão provas nacionais escolares

Ouça a Matéria

Os atletas paraolímpicos Lucas Cristiano Maba Caporrino e Silvino Alan Vargas estão treinando forte para disputar de 06 a 11 de setembro as Paraolimpíadas Escolares Brasileiras que acontecem em São Paulo. A dupla vem de excelentes resultados e está treinando três vezes por semana com a professora Elisa Kozoski para poder melhorar ainda mais seu rendimento.
Silvino, cadeirante de 14 anos de idade com deficiência física, é Campeão Nacional da Bocha Paraolímpica e nesse ano vai defender o título. “Estou muito contente pela disputa. É muito bom poder participar”, comentou Silvino, com muita predisposição e alegria para os treinos.
Já Lucas, de 13 anos de idade com deficiência intelectual, também está motivado, depois de conseguir seis ouros nos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina nas categorias de atletismo. Segundo a professora Elisa, Lucas participará de salto em distância, arremesso de peso e corrida de 300 metros. “É a primeira vez que vou participar. Acho muito legal”, disse o esportista, que possui maiores chances de bons resultados no arremesso de peso. “Ele tem muita força assim que estamos mais confiantes nessa prova”, opinou a professora.
As Paraolimpíadas Escolares estão sendo organizadas pelo Comitê Paraolímpico e servirão para conformar uma delegação de paraatletas que represente o país.
Os treinamentos de Silvino estão prevendo sua participação na categoria adulto como forma de ganhar cada vez mais experiência. Até seu desempenho está melhorando em função de melhores técnicas através de adaptações para as necessidades da prova. “Agora estamos utilizando um cinto para que fique melhor fixado na cadeira de rodas e possa ganhar maior impulso”, explicou Elisa,que agradeceu a Associação de Amigos e Pais de Excepcionais (APAE), a Escola Básica Municipal David Pedro Espíndola, a Escola Básica Municipal Professora Antônia Gasino de Freitas e a Secretaria Municipal de Educação pelo apoio e disponibilização de m espaço para as práticas.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você