14 C
Piçarras
quarta-feira 29 de maio de 2024


Penha sedia a terceira edição do Ironman Brasil 70.3 este mês

Ouça a Matéria

Os homens e mulheres de ferro estarão em Penha neste mês. A terceira edição consecutiva do Ironman Brasil 70.3 Penha foi oficialmente apresentada na tarde de terça-feira, 3, no Teatro Renato Aragão, no Parque Beto Carrero World. Os organizadores revelaram a grandiosidade da competição que deve reunir 750 atletas e fomentar o fluxo de outras duas mil pessoas em Penha entre os dias 26 a 29.
A etapa brasileira do Ironman foi apresentada pela empresa organizadora, Latin Sports, e a Prefeitura de Penha, um dos patrocinadores. Carlos Galvão, diretor-geral da competição, comandou a cerimônia e destacou a inclusão de Penha em um cenário mundial da modaldiade. “O evento é realizado em todos os continentes do planeta e em locais como Mônaco, Inglaterra, Havaí e na América do Sul. Penha está dentro deste contexto mundial”, frisa.
Sendo uma etapa classificatória para o Mundial de Ironman 70.3, um grande fluxo de pessoas gira em torno da competição. De acordo com Galvão, além dos cerca de 750 atletas, outras duas mil pessoas devem vir a Penha. “Estimamos que duas mil pessoas venham junto com os atletas e fomentem a rede hoteleira e gastronômica de Penha”, prevê o organizador.
O prefeito de Penha, Evandro Eredes dos Navegantes, também discursou durante o lançamento oficial do Ironman 70.3 Penha. Evandro fez questão de frisar que a competição é o segundo evento de maior destaque economico no calendário municipal, perdendo apenas para o Reveillon. “Pela questão econômica, o Ironman é com certeza o segundo evento mais importância do nosso calendário e privamos por mantê-lo no município”, afirma.
“Essa etapa chega para diminui a curva da sazonalidade até nossa temporada de verão, quando o movimento turístico é maior”, disse o prefeito, comentando sobre a importância de manter a parceria com a Latin Sports. A intenção administrativa é buscar novos eventos e movimentar o fluxo de visitantes mensalmente, gerando renda para o comércio local.

A competição
Os principais nomes do esporte no Brasil e destaques de outros países participarão da prova, que terá sua largada no dia 28, às 9h30, na Praia do Itapocorói, e a chegada será em frente do Parque Beto Carrero World, onde estará montada toda a estrutura do evento.
O desafio dos participantes começa com percurso de 1,9 quilômetro de natação, passando para 90 quilômetros de ciclismo – disputados na Rodovia Transbeto – e finalizando com 21 quilômetros de corrida. “O evento tem a nomenclatura 70.3 por sua soma de distância totalizar o número em milhas”, explica Carlos Galvão.
Na relação de profissionais já estão confirmados nomes como os brasileiros Fred Monteiro, Ivan Albano, Silvia Fusco, Vanessa Cabrini e Vanessa Gianinni, atual campeã. Entre os estrangeiros garantidos estão os argentinos Ezequiel Morales e Maria Soledad Omar, ambos radicados no Brasil, e a uruguaia Federica Frontini.
A etapa do Ironam 70.3 Penha vai destinar aproximadamente 50 vagas para o Mundial de Meio Ironman de 2010, programado para Clearwater, na Flórida (EUA), no dia 13 de novembro.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você