18.9 C
Piçarras
segunda-feira 22 de abril de 2024


Basquete de Balneário Piçarras é SC

Ouça a Matéria

O time feminino de basquetebol da Escola de Educação Básica Alexandre Guilherme Figueredo conquistou o direito de representar Santa Catarina nas Olimpíadas Escolares, uma competição nacional e promovida Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A vaga veio após o time sagra-se campeão da etapa Estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), na última semana. “Não faltará empenho para honrar esta conquista inédita”, define o treinador, Oswaldo Moreira da Silva Junior, sobre o novo desafio de suas atletas.
Os jogos nacionais acontecem entre 1º e 11 de dezembro, na capital paranaense, Curitiba. Lá, as atletas estarão representando o estado catarinense e irão enfrentar as principais equipes do cenário nacional. “Esperamos conquistar um novo ouro”, afirma, Josiane Ferreira da Silva, atleta destaque da equipe na campanha que resultou no ouro estadual do Jesc. “Como elas são sabedoras de todas as dificuldades da nossa equipe, sei que a dedicação será ainda maior”, complementa Oswaldo, ressaltando ainda, o espírito de união do grupo.
Até lá, apesar da falta de estrutura de treinos e sem o apoio do poder público, o grupo seguirá sua rotina de treinos: horários restritos no ginásio de esportes e corridas na praia. Outra dificuldade para a equipe é a própria faixa etária da competição, destinada a jogadoras entre 15 e 17 anos. A média de idade do time é de 15. “Geralmente, por ser uma competição de alto nível, os times são formados no limite da idade. A jogadora mais velha do nosso grupo é a Josiane, com 16”, cita o treinador, dessa forma enaltecendo ainda mais a conquista.
“Esperamos construir o melhor a cada jogo. Temos o lema de que jogar é uma honra, mas vencer é uma glória”, comenta Oswaldo. A conquista das meninas repercutiu positivamente dentro do ambiente escolar. Na quarta-feira, 9, elas foram recebidas com salvas de palmas e chamam a atenção ao vestirem o uniforme do jogo. “Essa inédita conquista demonstra a força de uma equipe, que mesmo sem estrutura ideal de treinos e falta de apoio, mostrou seu talento. É um orgulho”, disse a diretora da escola, Regiane Elizabete Vieira Reis.
A escola também possui uma parceira com a Associação Desportiva e Recreativa de Balneário Piçarras (Adepi), na formação das atletas e incentivo à prática esportiva. O time feminino da escola é o mesmo que representa a Adepi no Campeonato Estadual, competição em que as meninas também estão na fase final.

A caminhada
Para conquistar a vaga nas Olimpíadas Escolares do Brasil, o time da Alexandre Guilherme Figueredo disputou e venceu cinco jogos. Os três primeiros foram pela etapa Regional Sul do Jesc, em Turvo: São Joaquim e Criciúma, duas vezes. O título da etapa credenciou as meninas à etapa Estadual.
A última etapa aconteceu na cidade de Concórdia. O primeiro jogo foi contra Rio do Sul, quando a escola de Balneário Piçarras venceu por 47 a 27. No jogo final, a escola atual campeã, Bom Pastor, de Chapecó. “Foi, certamente, o jogo mais difícil de todo o Jesc, principalmente pelo forte porte físico delas”, classifica a jogadora Jéssica. A vitória foi por 52 a 37.
Para o treinador, a vitória só aconteceu porque houve equilíbrio entre a forte marcação defensiva e precisão nos ataques. “É um rival histórico. Foi um jogo muito equilibrado, que foi vencido pelo time que soube interpretar o jogo do adversário”, finaliza Oswaldo. Para esta etapa, a equipe contou com o apoio das empresas: Graffy Art, Italian Sorvetes, Tuttys Restaurante e Pescados Itacolomi Rio e Mar.
 

Foto por: Felipe Bieging

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você