16.7 C
Piçarras
quarta-feira 17 de julho de 2024


Beto Carrero sedirá edição das 500 Milhas de Kart

Ouça a Matéria

Rubens Barrichello, Felipe Massa e Tony Kanaan são alguns dos pilotos já confirmados para a 15ª edição da tradicional 500 Milhas de Kart, que neste ano será realizada no novo circuito no Parque Beto Carrero, em Penha. As inscrições serão abertas no próximo dia 3 e as provas acontecem no final do ano.
A tradicional 500 Milhas de Kart, prova de longa duração que marca a confraternização de pilotos de diversas categorias em um evento de final de ano, será disputada no dia 10 de dezembro em um novo palco. Em quinze edições, essa é a primeira edição em que a corrida é realizada fora da Granja Viana.
As 40 primeiras equipes inscritas terão benefícios, como a hospedagem para dois mecânicos e transporte dos equipamentos de São Paulo para o novo kartódromo em Santa Catarina. Outra novidade é que, neste ano, os pilotos podem optar por um pacote que já inclua o kart alugado e a mão-de-obra dos mecânicos da JL Racing.
O formato de disputa será o mesmo consagrado nos anos anteriores, com a extensão das 500 milhas (cerca de 800 km) sendo percorrida em aproximadamente 12 horas com os karts de motor de 13 HP. Os times contam com número variado de pilotos (de 3 a 10) e, pela primeira vez, todos terão o mesmo tipo de equipamento: o chassi Mini M2 (modelo 2012).
Assim como nos anos anteriores, os motores serão idênticos, sorteados e fornecidos pela própria organização – e agora, o mesmo vale para os karts. “Nosso intuito é deixar as 500 Milhas o mais próximo de seu conceito inicial, que é uma disputa de longa duração com os karts bem parecidos, para que os pilotos tenham uma boa diversão com um grande nível de competitividade como um evento de confraternização de final de ano exige”, diz Felipe Giaffone, bicampeão da F-Truck e promotor das 500 Milhas.
Além dos motores e chassis idênticos, a igualdade de disputa será garantida por um fator extra: o novo traçado da prova. Não serão permitidos treinos até a programação oficial da corrida, que começa na quarta-feira, com treinos livres. “O traçado já está definido, em um belo desenho projetado pelo Hermann Tilke, com 1.200 metros de extensão”, diz Giaffone, citando o projetista alemão que ganhou projeção internacional ao desenhar os circuitos mais modernos da F-1.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você