14 C
Piçarras
quarta-feira 29 de maio de 2024


Piçarras já se prepara para o 13º Jet Waves

Ouça a Matéria

Balneário Piçarras se prepara para receber entre os dias 21 e 23 a 13ª edição do Campeonato Mundial de Jet Ski em Ondas. A competição vai reunir pilotos do Brasil, França, Reino Unido, Argentina, Estados Unidos, África do Sul, Alemanha, Japão e Itália, que disputam o título mundial da categoria na região Norte da praia.
Um dos destaques brasileiros na competição é o goiano Douglas Carvalho. Radicado em Belo Horizonte, ele detêm cinco títulos nacionais da categoria freestyle profissional, foi vice-campeão mundial e conquistou três vezes o terceiro lugar. No Jet Waves a melhor posição foi o quarto lugar, meta que ele pretende superar em Balneário Piçarras.
“Meu primeiro objetivo é chegar às semifinais e daí em diante tudo pode acontecer. O Jet Waves tem evoluído muito, com manobras cada vez mais radicais, como o backflip superman. Até hoje, em competições, nunca foi realizado o backflip duplo e esse é meu objetivo neste evento”, revela Carvalho.
Outra promessa brasileira para a final do Campeonato Mundial de Freeride é o carioca Antônio Farias. Ele aposta em manobras radicais como o black-flip e torneau para surpreender. E ainda dá a receita para conquistar as melhores notas do júri. “É preciso surfar a onda do início ao fim e executar manobras aéreas no momento exato. Já para os saltos, a manobra deve ser harmoniosa, ter uma grande amplitude e uma aterrissagem limpa”, explica.
Para ele, a evolução do esporte tem exigido cada vez mais ousadia dos pilotos. Os amadores investem mais nos treinos e participam assiduamente das competições, enquanto que os profissionais desenvolvem manobras cada vez mais arriscadas e complexas.

Disputa vale pelo Campeonato Brasileiro
O 13º Jet Waves começa dia 21, na área norte da praia com inscrições e treinos livres entre 8h e 13h30. A abertura oficial está marcada paras as 11h30 e a etapa pré-classificatória, quando os motores começam a roncar pra valer, para as 15h. Os pilotos disputam em duas categorias AMA e Open, ambas contam pontos para o Campeonato Brasileiro, que também será decidido em Balneário Piçarras.
Na estrutura que será montada no local das provas o acesso é gratuito durante os três dias de competição. No sábado, dia 22, acontecem as baterias classificatórias, às 11h30. Durante a tarde, a disputa fica mais acirrada com as oitavas de final, previstas para as 14h. Às 21h, o prata da casa Alexander Lenzi e outras feras da competição se reúnem na Avenida Beira Rio para o tradicional Show Noturno de Manobras Radicais.
A decisão dos títulos mundial e nacional de freeride começa às 10h30 do dia 23 com as quartas de final e às 11h30 com as semifinais. No começo da tarde, os pilotos executam o Best Jump. O terceiro lugar vai ser decidido às 14h30 e o primeiro lugar às 15h30.
O Jet Waves 2011 é organizado pela Federação de Esportes Radicais (FER) com supervisão da International Freeride WaterCraft Association (IFWA) com apoio do Governo Municipal, Governo de Santa Catarina, Triefe Promoções, Pronautica, Bali Hai, Revista Náutica e Bad Boy.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você