24.9 C
Piçarras
sábado 13 de abril de 2024


Três paratletas de Piçarras entre os 10 primeiros

Ouça a Matéria

Três paratletas de Balneário Piçarras ficaram entre os 10 melhores colocados em suas categorias na 7ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), em São Miguel do Oeste, no extremo oeste do Estado. O evento, promovido pela Fesporte, aconteceu de 2 a 6 de junho. Quatros atletas de Balneário Piçarras, alunos da Apae que participam do Programa Segundo Tempo na modalidade de para-atletismo, participaram das competições na modalidade atletismo para deficientes auditivos e intelectuais.
Na modalidade “auditivo”, destaque para Adelson João da Rosa, que conquistou o 4º lugar nos 1.500 metros rasos e o 6º lugar nos 800 metros rasos. No arremesso de peso, Erlon Adilson Neves de Jesus garantiu o 5º lugar na modalidade “intelectual”. Na mesma modalidade, o corredor Fernando Aparecido Trindade ficou com o 10º lugar nos 800 metros rasos. Fábio Rambo da Silva também integrou a equipe.
Os atletas começaram a treinar no início do ano, na Escolinha de Atletismo do município, por meio do programa Segundo Tempo. Eles têm média de idade de 25 anos e são treinados pelo professor José Alfredo e pela professora Silvana Beckert, que comandou a delegação em São Miguel D’Oeste auxiliada por Bruno Bezerra. “Fora o Erlon, os outros atletas nunca tinham participado dos jogos, por isso, foi uma superação muito grande de todos. Ainda esse ano eles vão participar da seletiva nacional dos Jogos da Apae”, já revela Silvana.
A equipe paradesportiva de Balneário Piçarras é custeada pela Secretaria de Educação, que coordena o Programa Segundo Tempo na cidade. “É uma sementinha que estamos plantando, inserindo os alunos com deficiência no contexto do esporte. Não buscamos excelência dos resultados, mas a inclusão social e a oportunização de novos desafios para eles”, afirma o coordenador de esportes, Marcos Paulo dos Santos.
Este ano, participaram das disputas, em 10 modalidades esportivas, cerca de 2.250 atletas representando 63 municípios de todas as regiões do Estado.
 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você