25.4 C
Piçarras
domingo 25 de fevereiro de 2024


Município de Luís Alves terá Programa Formação Esportiva Escolar

Ouça a Matéria

A Secretaria Municipal da Educação de Luís Alves aderiu ao Programa de Formação Esportiva Escolar. Com a proximidade dos Jogos Olímpicos (tanto proximidade temporal quanto geográfica, uma vez que os próximos acontecerão em 2016 aqui no Brasil), o Governo Federal está incentivando a prática esportiva para vivenciar o espírito olímpico e, sobretudo, para descobrir e orientar novos talentos esportivos.

Este programa será desenvolvido nas cinco escolas municipais de Ensino Fundamental na modalidade atletismo, nas provas de velocidade, resistência e salto em distância, dividida em duas faixas etárias (12 a 14 anos e 15 a 17anos) e por gênero. A competição é composta por quatro fases: escolar, municipal-regional, estadual e nacional. Nesta ordem, cada fase é classificatória para a etapa posterior, de modo que os melhores atletas alcancem a competição nacional.

 

NACIONAL

A escolha do atletismo – nas disciplinas de corrida e salto – como esporte único é devido à facilidade de encontrar instituições que têm estrutura para treinos e pequenas disputas da modalidade. Além disso, o programa busca incentivar a prática do atletismo entre os jovens, podendo revelar novos talentos no alto rendimento.

A intenção do Ministério do Esporte ao criar o programa é que os atletas que se destacarem no Programa de Formação Esportiva Escolar poderão ser dirigidos aos Núcleos de Esporte Escolar (NEE), onde contarão com estrutura e treinamento para o esporte de alto rendimento. O objetivo é que cinco milhões de estudantes de 20 mil escolas participem da competição.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você