26.1 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


Dávila Yasmim, de Penha, conquista ouro em Copa de xadrez em Jaraguá do Sul

Ouça a Matéria

Mais um talento do xadrez de Penha desponta no ranking dos melhores enxadristas do Estado. Dávila Yasmim foi campeã geral feminino e campeã sub-12 da Copa Colégio Evangélico, em Jaraguá do Sul (dias 9 e 10). Dávila venceu a atleta de Jaraguá do Sul bicampeã de xadrez escolar 2018/2019, e faturou o troféu – informou o professor e treinador Maico da Costa, da Fundação Municipal de Esportes (FME).

Já a campeã, Mariana Nara da Costa, também liderou e levantou o prêmio do sub-9 feminino, e assegurou ainda o 4° lugar no geral feminino. Henrique Carvalho garantiu o 4° lugar no sub-10 masculino e 11° lugar no geral masculino. A ascensão de Henrique e Dávila segue os passos de Mariana.

A enxadrista Dávila tem 11 anos e estuda na Escola Municipal Horacina Soares Francisco, na Cohab, a mesma unidade em que estuda Mariana, com quem treina em conjunto. “O nível técnico de ambas é semelhante”, avalia Maico. Já Henrique tem 10 anos e estuda na Escola Municipal João Batista da Cruz, no Mariscal. E Dávila joga a categoria sub-12, onde o nível técnico das competições é mais forte.

Mariana já é campeã da Liga Norte de Xadrez, em Navegantes, e a quarta melhor do Brasil em sua categoria (até o 4º ano do Ensino Fundamental). Ela avançou no ranking nacional após garantir a quarta colocação, em setembro último, na cidade mineira de Caxambu, onde disputou o Brasileiro Escolar da modalidade. E estará em dezembro no Sul-Americano da modalidade, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Os enxadristas de Penha são alunos do Projeto Contraturno, da FME.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você