24.9 C
Piçarras
sábado 13 de abril de 2024


Ciclista piçarrense conquista quinto lugar na 3ª etapa do Catarinense

Ouça a Matéria

O ciclista piçarrense, Pablo Silva de Paula e Souza (14 anos) obteve a quinta colocação (categoria infanto juvenil) durante a 3ª etapa do Campeonato Catarinense de Ciclismo – disputada sob chuva no último domingo, 15, em Brusque.  Desta vez, ele trocou o barro e a mountain bike para a pista de asfalto e uma speed para correr em um circuito de rua – numa prova em que ele considera como um ganho de experiência.

“Cada prova é um aprendizado. Foi um grande desafio, com atletas novos, porém experientes. Competi pela primeira vez em um circuito de rua com uma speed, foi um grande aprendizado, treinei muito, porém na prova acabei não colocando em prática tudo que aprendi, acabei me distraindo”, define o jovem atleta. Em setembro, ele vai para mais uma etapa do Campeonato Challenge, na categoria mountain bike, em Orleans.

“Mais um tijolo na construção de um processo que consiste em muita dedicação, esforço, disciplina, treino, garra, apoio da família e adversidades. E hoje (prova de Brusque), além da chuva, adaptação em outro estilo de prova, houve outras adversidades também. Toda conquista tem sua glória e hoje mais uma conquista”, enaltece o treinador e educador físico, Bruno Mello.

A participação em Brusque, apesar da quinta posição, não agradou Pablo – que já foca na próxima prova. “Não fiquei satisfeito, pois sei que eu tinha condições e preparo para ser o primeiro, fui orientado pelo meu técnico Bruno a não ficar no pelotão devido aos treinos de força e explosão que me dariam plenas condições de abrir uma fuga e vencer. Enfim estou pronto para o próximo desafio”.

Na visão de Bruno, a evolução de Pablo, que treina há 1 anos e 6 meses, é crescente. “Fica perceptível a evolução como atleta cada vez mais preparado, pela forma que vem competindo e pelos resultados obtidos. Acredito que em razão das constantes mudanças em tipo de terreno, subidas, descidas, no plano, variação de percurso, simulações de prova, exercícios específicos para ciclismo de forma geral. Ele está se sentindo cada vez mais preparado fisicamente e psicologicamente, acredito que vale lembrar o apoio da família que também considero fundamental”, finaliza o treinador.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você