24 C
Piçarras
quinta-feira 18 de abril de 2024


Ciclista piçarrense conquista quinto lugar no Desafio das Estações Vale Europeu

Ouça a Matéria

O ciclista piçarrense, Pablo Silva de Paula e Souza (14 anos), conquistou o quinto lugar na primeira etapa do Desafio das Estações Vale Europeu, disputado neste final de semana (11 e 12), na cidade de Doutor Pedrinho. Essa foi a primeira prova na categoria juvenil (13 a 15 anos), na categoria Sport, disputada pelo jovem talento local e que foi marcada pela recuperação.

Pablo correu contra equipes tradicionais do Estado dentro de uma categoria de 45,5 quilômetros e picos de altimetria na casa dos 864 metros. “Larguei na primeira fila, uma prova dura, um grande desafio, pois iniciei na categoria Sport, que tem o dobro de altimetria e de quilometragem do amador, em que venho competindo”, detalha.  Além das características diferentes enfrentadas pelo atleta, na véspera da corrida ele precisou substituir a relação da bike e mais algumas peças – além de um percalço no decorrer da prova.

“Iniciamos as subidas com dois quilômetros de prova, aproximadamente quinze quilômetros subindo, uma subida muito dura e que exigiu muita técnica, aliada a força, para vencer essa primeira etapa. Uma corrida com características diferentes das quais treinamos dia a dia, devido à falta de grandes subidas em nossa região, logo na descida furou meu pneu traseiro, e o ponto de apoio da prova me auxiliou, fiquei parado aproximadamente cinco minutos”, recorda-se Pablo.

Ele terminou a prova com o tempo de 1:55:55:72 pouco menos de dez minutos atrás do primeiro colocado – posição que poderia ter sido melhor caso não tivesse o pneu furado. “Fiz uma prova de recuperação, mesmo sabendo que a maior dificuldade estava por vir, que era a última subida. Cheguei forte nesse trecho, a ponto de subir sprintando, pois sabia que na sequência pegaria um trecho plano, em que iria concretizar minha prova de recuperação. Estou muito satisfeito”, celebra o jovem.

Seu próximo desafio é a Riders Festival, nos dias 8, 9 e 10 de outubro, na Estrada Geral dos Macacos, em Camboriú. “Serão três dias de corrida, nesse evento vou correr em dupla com meu pai, na Categoria Open”, finalizou o atleta.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você