21 C
Piçarras
quinta-feira 18 de abril de 2024


Mariana Nara Costa se destaca em torneio e sobe no ranking internacional de Xadrez

Com os 70 pontos conquistados, Mariana concluiu o Campeonato Brasileiro Amador de Xadrez na 44ª posição, com 1.509 pontos

Ouça a Matéria

A jovem enxadrista de Penha, Mariana Nara Costa – mestre nacional na modalidade – participou do Campeonato Brasileiro Amador de Xadrez (8 à 11, em São Paulo). Disputando contra atletas adultos da categoria Sub 1.700, ela foi um dos destaques da competição somando incríveis 70 pontos no ranking internacional – ultrapassando pela primeira vez os 1.500 pontos.

Mariana é um dos destaques do xadrez catarinense

“Durante a competição, Mariana empatou com o atleta mais bem ranqueado na competição, que possui pontuação de 1.699, contra os iniciais 1.439 de Mariana. Um resultado histórico, dado ainda que se trata de um atleta adulto, na casa dos 50 anos”, celebra o treinador, Maico da Costa. Mariana, tem apenas 13 anos e ainda venceu o atleta que iniciou a competição na décima posição – com 1.667 pontos.

Com os 70 pontos conquistados, Mariana concluiu o Campeonato Brasileiro Amador de Xadrez na 44ª posição, com 1.509 pontos – pontuação atualizada mensalmente. Ela havia iniciado na 57ª posição. “Se Mariana seguir nessa linha, acredito que conseguir subir de nível em três anos, passando a barreira dos 1.700 pontos, uma projeção bastante animadora para uma enxadrista de somente 13 anos”, reforça Maico – que projeta para a atleta a titulação internacional de mestre.

Um total de 91 enxadristas de estados brasileiros como São Paulo, Paraíba, Bahia, Santa Catarina e Espírito Santo participaram da competição no ritmo clássico, com partidas de duração de até quatro horas. “Foi um torneio magnífico e mostra que ela está no caminho correto”, encerra Maico. A atleta, que faz parte do Projeto Virando o Jogo e recebe o Bolsa Atleta da Fundação Municipal de Esportes (FME)/Secretaria de Educação. Ela também tem o apoio da Vetter Empreendimentos.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você