25.6 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


Paratleta de Penha é campeão nacional da Paralimpíadas Escolares

Emanoel Carlos dos Santos (16 anos) trouxe o ouro na Bocha BC 1, vencendo paratletas de Goiás, Sergipe e Rio de Janeiro

Ouça a Matéria

Sim! O paratleta de Penha, Emanoel Carlos dos Santos (16 anos), é campeão brasileiro das Paralimpíadas Escolares de 2023 – disputa entre os dias 29 e 1º de dezembro, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Ele conquistou o lugar mais alto do pódio na Bocha Classe BC 1, levando o ouro para os corredores da Escola de Educação Básica Manoel Henrique de Assis, do centro da cidade.

Emanoel trouxe o inédito título para a cidade

“A gente começou a treinar em 2019. Agora, em 2023, estamos colhendo os frutos. E, para o ano que vem, nós vamos continuar treinando cada vez mais forte. O nível das competições vai aumentar. Agora, ele é o campeão brasileiro e nós temos que buscar o bicampeonato para o ano que vem”, almeja o pai e auxiliador nas competições, Eduardo Santos. Para o título nacional, foram quatro vitórias.

Ele estreou contra Lucas Dendena (Goiás, 6 a 3) e depois passou por Sérgio Cauã Figueiroa Mota (Sergipe, 11 a 2) e Arthur Joaquim Pereira Oliveira (Rio de Janeiro, 5 a 3). Na final, após empate em 5 a 5 contra Guilherme Aparecido Nunes Machado (Goiás), Emanoel venceu no Tiebreak e voltou para Penha com a cobiçada medalha de ouro.

“No ano que vem já tem mais ou menos umas seis ou sete competições: três nível estadual e quatro nível nacional”, completa Eduardo. Emanoel conquistou o direito de disputar a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares ao vencer o Regional, em setembro deste ano – sob o treinamento de Aline Barros, da Fundação Municipal de Esportes de Itajaí. Ele também é tricampeão do ParaJasc.

Na Bocha BC 1, o paratleta tem a opção de auxílio de ajudantes (podem estabilizar ou ajustar a cadeira do jogador e entregar a bola, quando pedido). “O Emanuel nasceu prematuro. Ficou dezoito dias na UTI e os médicos não deram muita chance de vida para ele. Então, só aí já é um milagre de Deus, né?” finaliza o pai de Emanoel, que possui paralisia cerebral.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você