12 C
Piçarras
terça-feira 1 de julho de 2025

Triatleta de Balneário Piçarras confirma presença no IronMan 70.3 Florianópolis

“Espero fazer uma prova sólida e bem completa e colher tudo que treinei nesses últimos meses”

Ouça a Matéria

O triatleta piçarrense, Antônio Paulo Schmitt, de 19 anos, participa neste domingo, 16, de seu primeiro grande desafio na modalidade: o IronMan 70.3 Florianópolis. Com um treinamento estratégico de meses, Antônio terá pela frente 1,9 quilômetro de natação, 90 quilômetros de ciclismo e mais 21,1 quilômetros de corrida – percurso que ele esperar superar com estratégia física e mental.

Antônio ficou em segundo lugar no GP Extreme Penha

“Acredito que esse é um grande diferencial do Triathlon, onde podemos largar na mesma prova que os nossos ídolos do esporte.  Espero fazer uma prova sólida e bem completa e colher tudo que treinei nesses últimos meses, foi um tempo muito produtivo onde tivemos muita evolução e um ganho de maturidade no esporte”, afirmou o jovem atleta, que é praticante do Triathlon há quatro anos.

“O ciclo específico para a prova começou em novembro. Desde lá vem sendo em média de 10 a 13 horas de treino por semana, entre natação, ciclismo e corrida, além de treinos de fortalecimento e alongamento”, detalhou Antônio. “Acredito que o grande desafio para todo triatleta é conciliar os treinos com a rotina de trabalho, família e estudos. Além disso, no Triathlon de longa distância há uma grande necessidade de um preparo não só físico, mas mental, psicológico, pelo fato da prova ter uma longa duração. E esse é um fator que também treinamos”, complementou.

“O ciclo específico para a prova começou em novembro. Desde lá vem sendo em média de 10 a 13 horas de treino por semana, entre natação, ciclismo e corrida, além de treinos de fortalecimento e alongamento”

ANTÔNIO PAULO, TRIATLETA

Na ilha da magia, Antônio disputará pela primeira vez uma prova de tamanha distância: “desde que comecei no Triathlon, fiz apenas provas de sprint (curta distância), mas com o aumento de volume dos treinos, em fevereiro deste ano fiz minha primeira prova em longa distância como treinamento para o 70.3 Floripa: o GP EXTREME em Penha (1000m de natação, 100km de bike, 10km de corrida) onde obtive segundo lugar em minha categoria (18/24 anos)”.

O estudante de Educação Física cita ainda que “depois dessa prova, pretendo continuar treinando forte e participar de algumas provas na distância de Triathlon Sprint e Olímpico, melhorar o condicionamento para ano que vem partir pra outra prova de IronMan 70.3”. Na capital, a prova deste domingo, 16, ocorre na Praia dos Ingleses.

CDL

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você