25 C
Piçarras
terça-feira 23 de abril de 2024


Copa Lifesaving: Balneário Piçarras sedia competição de salvamento

Ouça a Matéria

No próximo dia 23 Balneário Piçarras será sede de evento voltado à prevenção e afogamentos e aprimoramento de técnicas de resgate: a Copa Lifesaving (Salvamento Aquático Desportivo). Cerca de 400 atletas são esperados para disputa de provas que acontecerão na região do posto guarda vidas 4 – localizado na descida da Avenida Getúlio Vargas.

Oito equipes estão confirmadas: cada uma poderá inscrever até 50 atletas (25 homens e 25 mulheres). Segundo o capitão da corporação local dos Bombeiros Militares, Rafael Manoel José, o Capitão Manoel, as categorias com disputa se iniciam com 7 anos de idade.

“Não é uma competição restrita à bombeiros. Ela é muito associada à profissão devido ao serviço de guarda-vidas ser feito por nós, mas é uma competição aberta a adeptas à modalidade de Lifesaving, pessoas que praticam natação, corrida…”, frisa o capitão.

Na Copa, serão cinco modalidades em disputa. “Da mesma forma como no atletismo, que possui várias modalidades, o Lifesaving se dá de uma maneira semelhante. Então, a gente vai ter algumas provas como o ‘corre, nada, corre’, o ‘resgate com nadadeira life belt’, a prova de ‘remada com prancha’, ‘remada com surfski’ e o tradicional ‘beach flag’”, acrescenta o capitão.

Ele reforça que “o maior objetivo do evento é a prevenção ao afogamento. A gente, como instituição Corpo de Bombeiro Militar de Santa Catarina, enxerga o lifesaving como uma ferramenta muito importante para prevenção do afogamento uma vez que se estimula as pessoas a desenvolverem competências aquáticas – isso diminui de maneira muito significativa o seu risco de afogamento”.

Essa é a primeira edição da Copa, que servirá como preparação para o Estadual e Nacional. “É a primeira vez que realizamos a competição neste formato, estreando a Copa Lifesaving. Lifesaving é uma modalidade internacional e aqui popularmente chamada por salvamento aquático desportivo. Eu não sei o que vai acontecer, não sei se irá se consolidar a nível de estado, mas servirá como preparação para o Estadual e Nacional – quem sabe, o sonho de um Mundial”, encerrou Capitão Manoel.

O esporte faz parte dos Jogos Mundiais Militares. Em Balneário Piçarras, a Copa Lifesaving é organizada pelo Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina (CBMSC) e Secretaria de Esporte e Lazer (SEMEL), com apoio da Profissão Guarda-Vidas, Vetter Empreendimentos, Santer Empreendimentos, Grupo Estrutura e GDBC Incorporadora.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você