24 C
Piçarras
segunda-feira 15 de abril de 2024


Leonara Costa: Atleta de Penha é finalista do quadro nacional “Golaço da Várzea”

Ouça a Matéria

Dois chapéus em sequência, com duas leves cabeçadas para controlar e ajeitar a bola para um chute certeiro no ângulo. Eis o contexto da pintura da jogadora de Penha, Leonara Farias da Costa (25 anos) – a Diva dos gols bonitos – que foi escolhido como um dos quatro finalistas do quadro Golaço da Várzea 2ª Edição, do Esporte Espetacular.  Agora, ela disputará o título em votação popular, que começa no próximo dia 31.

O golaço de Leonara foi marcado durante competição de futsal disputada em Ascurra (SC), no ano passado, vestindo a camisa do Marcílio Divas, de Itajaí. Ela, que joga futebol desde os 8 anos de idade, disse que nem desconfiou da complexidade do gol que havia feito marcado.

“Na hora do gol não tive a noção da pintura, estávamos em clima e tensão de final – comemoramos demais pelo gol em si”

LEONARA COSTA

“Na hora do gol não tive a noção da pintura, estávamos em clima e tensão de final – comemoramos demais pelo gol em si. Mas, logo em seguida o professor pediu tempo e o pessoal colou na rede e falava muito sobre o gol me dando parabéns antes mesmo do jogo acabar”, recorda-se.

O gol de Leonara foi escolhido entre outros 30 garimpados pela equipe do Esporte Espetacular, do grupo Globo, em todas as regiões do Brasil – em quadro voltado a justamente valorizar a qualidade do esporte amador. German Cano (atacante do Fluminense), Paulo Nunes (comentarista esportivo), Davi Luiz (vencedor do 1º Golaço da Várzea), Deyverson (atacante do Cuiabá) e Luíza Sonza (artista) escolheram os quatro finalistas após 12 pré-selecionados.

A equipe do Esporte Espetacular esteve em Penha para gravar com Leonara e contar um pouco mais de sua história. Foi nesse momento que ele percebeu que era real. “Foi a realização de um sonho. A ficha só caiu mesmo quando eles estavam aqui, chegado para gravar. Conversando com eles vi a dimensão de tudo isso, ser valorizada por algo que sempre amei e me dedico diariamente é uma sensação muito boa. Reconhecimento acho que é um dos sentimentos mais incríveis que podemos receber”, detalha.

LEIA
Golaço da Várzea 2ª edição: Leonara, de SC, busca troféu de gol amador mais bonito do Brasil

Para ela, “é muito bacana, ver sua história ser contada assim em nível nacional, porém o mais satisfatório é as pessoas que lhe conhecem desde pequena que sabem de onde você vem, vir e comentar cheias de orgulho”. Entre o dia 31 de março à 7 de abril ocorrerá a votação popular para saber qual o gol mais bonito da várzea. O link ainda não está disponível. O resultado será anunciado ao vivo durante o programa Esporte Espetacular.

“Por enquanto é trabalhar em divulgações para poder chegar mais próximo desse prêmio. Um passo de cada vez, por enquanto. Eu espero poder aproveitar esse momento de realização e sonho de estar indo a um programa que sempre assisti, um lugar que eu sempre quis conhecer”

LEONARA COSTA

“Por enquanto é trabalhar em divulgações para poder chegar mais próximo desse prêmio. Um passo de cada vez, por enquanto. Eu espero poder aproveitar esse momento de realização e sonho de estar indo a um programa que sempre assisti, um lugar que eu sempre quis conhecer”, enaltece Leonara. Dudu é da zona rural de Teresina, capital do Piauí. Paulo Victor é de Belo Horizonte, Minas Gerais. Pelezinho é de Cuiabá.  Os três concorrem com Leonara.

Criada numa família em que os irmãos também jogavam, Leonara afirma que “o futebol representa para mim muito mais que uma modalidade. Desde o início quando comecei a praticar era uma fuga das ruas, era o lugar que íamos para brincar e se divertir. Construí amigos que levo até hoje. E sobre ser mulher e o cenário feminino no futebol, vejo que estamos ganhando espaço e reconhecimento.”

Além do futebol, Leonara se dedica ao fisiculturismo. Ela define o esporte como “uma batalha diária de você e sua mente”. Não diferente da dedicação às quatro linhas, Leonara mostra ímpeto absoluto pelo desenvolvimento da força. “Eu sou uma pessoa determinada. Eu coloco uma meta em mente e viro a minha vida em função desse objetivo. Não tenho medo das dificuldades que surgem no caminho, pois eles vêm para te fazer mais forte. Assim foi minha vida inteira”, encerra.

1 COMENTÁRIO

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
Começa a votação popular do Golaço da Várzea: atleta de Penha participa do concurso nacional
14 dias atrás

[…] LEIA TAMBÉMLeonara Costa: Atleta de Penha é finalista do quadro nacional “Golaço da Várzea” […]

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você